Santa Casa forma turma de Internato Médico

Entidade de Ituverava se tornou um campo de ensino médico tendo convênio com o Grupo Afya

A Santa Casa de Misericórdia de Ituverava realizou no dia 19 de novembro, sábado, as 20 horas no Rosário, o Coquetel de Formatura para os alunos que concluíram o Internato Médico na entidade.

Atualmente, a instituição ituveravense conta com 43 alunos do curso de Medicina realizando esta fase do curso na instituição. Destes, 19 se formarão em 2022 e outros 24 estão no quinto ano e permanecerão na cidade até a conclusão no próximo ano.

Para 2023, no entanto, estão previstas a chegada de outros futuros médicos na Santa Casa, para esta fase que antecede a formatura do curso.

O médico, diretor-técnico e professor-preceptor do programa na Santa Casa de Ituverava, Doutor Gonçalves Dias, explicou que o curso de Medicina tem a duração de seis anos, divididos em três ciclos, com duração de dois anos cada ciclo.

O primeiro ciclo, ou seja, no primeiro e segundo ano, é considerado os de ensinamentos básicos, quando o aluno estuda anatomia, histologia, bioquímica, entre outros temas.

Já o segundo ciclo, terceiro e quarto ano, é o clínico, quando o aluno aprende a fazer à anamnese, que é a história do doente, aprendendo a examinar o paciente e solicitar exames. Por fim, e de extrema relevância, ocorre o último ciclo do curso médico, no quinto e sexto ano, quando realizam a fase do internato, com duração de dois anos.

É neste período que o aluno passa a atender pacientes nas unidades de saúde e hospitais, nas especialidades de cirurgia, ginecologia, pediatria, clínica médica e plantões nas unidades de urgência e emergência, sempre acompanhados por um médico preceptor-professor.

“O internato médico é um período em que o futuro médico vivencia a rotina real da carreira, pois os estudantes vão examinar pacientes e pensar em hipóteses de diagnosticar, sempre acompanhados pelos professores. Com isso, aprendem sobre casos clínicos, sintomas e condutas que devem ser adotadas para cada situação”, explica Gonçalves.

A Santa Casa de Ituverava é hoje um campo de ensino médico, tendo convênio com o grupo Afya para realizar o internato médico de quinto e sexto ano.

O processo acontece da seguinte forma: após terminar o quarto ano médico, o aluno escolhe o hospital onde quer realizar o internato e a Santa Casa de Ituverava é muito conceituada no cenário nacional e também, é o único hospital do estado de São Paulo que tem convênio com o grupo Afya para realizar internato médico, o que faz com que a procura por uma vaga para realizar o internato aqui seja grande.

“Recebemos alunos de várias localidades do país, o grupo Afya tem mais de 20 faculdades de medicina, é o maior grupo de ensino médico privado no Brasil, uma vez chegados em Ituverava os futuros médicos iniciam suas atividades práticas atendendo pacientes na Santa Casa e nas unidades de saúde, até passarem por todos os estágios obrigatórios, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia, pediatria, saúde mental, estratégia de saúde da família, urgência e emergência”, explica Dr. Gonçalves.

O médico e professor explica que este período dura dois anos e o aluno tem que ser aprovado nas práticas médicas e nas provas teóricas, após a conclusão do internato o aluno está apto a receber o diploma de médico e fazer seu registro no Conselho Regional de Medicina e, após emitir o CRM está apto a trabalhar.

“Nós médicos e a diretoria administrativa entendemos que Santa Casa presta serviços de excelência na área de saúde e que temos condições de prestar serviço de ensino médico com qualidade e estamos trabalhando para nos credenciar junto ao MEC, como hospital escola e podermos oferecer além do internato residência médica e residência multiprofissional”, completou Gonçalves.