Irmãos Cury & Cia – uma pujante organização

Ituverava orgulha-se de ter sido o local nascedouro de suas atividades. O extraordinário progresso da firma – compradores de arroz, importadores, exportadores e organizadores de importantíssima empresa de transportes

Comarca de Ituverava, 1948

Irmãos Cury & Cia., essa firma notável, cuja pujança é algo semelhante a formidável Himalaia, constitui sem dúvida nenhuma, motivo de justo orgulho do povo ituveravense, tendo ela se entrosado harmonicamente na história de nossa terra.

As já famosas Usinas Arroeizeiras de Irmãos Cury, com matriz em Ituverava (RUA Cel. Francisco Junqueira, onde foi o Colégio Anglo e, atualmente, está Núcleo de Apoio a Família José Plínio Romanini) e filiais em São Paulo (Rua Santo Rosa, 473, fone 3-4087), Ribeirão Preto (Rua Visconde do Rio Branco, 26, fones 163 e 80), Orlândia (Rua Dois, 122, fone 120) e São Joaquim da Barra, estendem suas grandes atividades por todo o Estado, distribuindo o arroz nelas beneficiado por rincões longínquos. Todavia, as atividades nesse sentido são desenvolvidas em maior escala na capital bandeirante, onde a firma distribui diariamente, quantidades enormes do preciosíssimo produto. Além desse extraordinário movimento no próprio país, os srs. Irmãos Cury, ainda exportam, não só arroz, como outros cereais, pois que a quantidade que compram e beneficiam é verdadeiramente fabulosa.

Progredindo sensacionalmente, dia a dia, a firma composta dos senhores Gabriel, Jamil, Afif e Tufi Cury é portadora, atualmente, duma rubrica que traduz potencialidade econômica.

Não contentes só com impulso e a expansão formidáveis das Usinas Arroeizeiras, os quatro irmãos se abalaram em organizar uma rede de transportes rodoviários de carga. Assim, em 1947, cercada de cunho dinâmico, a iniciativa já florescia. Hoje o Expresso Cury, que é composto de dezenas de caminhões de várias tonelagens, de cujas unidades destacam-se duas carretas com a capacidade verdadeiramente monumental de transportarem cargas com o peso até 30.000 quilos, cada uma, além de duas para 18.000, cada uma, – vem prestando relevantes serviços a toda uma extensa zona, principalmente aos comerciantes da mesma, os quais podem, agora, com rapidez, segurança e nos próprios estabelecimentos, receberem suas mercadorias adquiridas em São Paulo.

A principal preocupação dos dirigentes do Expresso Cury é proporcionar entregas rápidas dentro da maior segurança, e para isso, são tomadas permanentes providências, tais como a seleção do pessoal, principalmente dos motoristas que são rigorosamente escolhidos.

Conforme observações levadas a efeito constatou-se que esta organização de transportes, durante o ano inteiro de atividades, apresentou uma louvável média de segurança, que atinge 98%, o que equivale a afirmar que, não ser um ou outro pequenino incidente de pouca montar, a segurança é absoluta.

*Publicado pela Revista Comarca de Ituverava, que pertencia ao Jornal A Cidade de Ituverava e tinha como diretor, Humberto França e redator, Sergino Contart.