8° Congresso da FE apresenta pesquisas e projetos de faculdades

A 8° edição do Congresso de Iniciação Científica de Fundação Educacional de Ituverava foi realizada nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2022, em Ituverava.

O evento teve como objetivo divulgar os resultados das pesquisas dos trabalhos de conclusão de cursos e os projetos de iniciação científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da Fafram (Faculdade Doutor Francisco Maeda), FFCL (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava) e de outras instituições.

O congresso também teve a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre os alunos.

No dia 24, aconteceu na abertura oficial do congresso, seguida pela palestra “Motivacional com Mágica”, ministrada pelo Marco Zanqueta, contando com as presenças do diretor da Fafram, Márcio Pereira, e o vice-presidente da FE, César Luiz Mendonça.

O segundo dia, terça (25), contou com a palestra “Diversas formas de inovação”, ministrada pela Taynara Fernandes, consultora de Open Innovation no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto. A sessão de pôsteres contou com a apresentação de mais de 140 trabalhos ao longo dos três dias de congresso.

Além dos pôsteres serem apresentados à comunidade acadêmica, foram avaliados pela comissão científica que escolheram os melhores trabalhos por curso e ao final destacaram os três primeiros colocados.

Ao todo, sete trabalhos científicos inscritos no 8° Congresso de Iniciação Científica foram premiados como os melhores trabalhos desta edição, de cada curso.

Confira a relação dos autores premiados por curso.

Agronomia

No curso de Agronomia, o trabalho certificado foi “Produção de muda pré-brotadas de cana-de-açúcar com fertilizante orgânico”, de autoria de Júlia Ozorio Henke Carrano e Lívia Cordaro Galdiano Chicone.

Veterinária

No curso de Medicina Veterinária, o trabalho certificado foi “Avaliação dos efeitos cardiorrespiratórios e sedativos da acepromazina em subdoseno acuponto yin tang em equinos”, de autoria Júlia Gräbin Lemos e Paula Ferreira Costa.

Direito

No curso de Direito diurno, o trabalho certificado foi “A exposição de informações privilegiadas a pessoas não habilitadas”, de autoria de André Eduardo de Alcino Machado, Guilherme dos Santos Mazetti e Carolina de Melo Sckerma.

E no Direito noturno, o trabalho certificado foi “Imparcialidade do Juiz na perspectiva da teoria da dissonância cognitiva e o Juiz das Garantias”, de autoria de Bruno José de Brito Gomes.

Enfermagem

No curso de Enfermagem, o trabalho certificado foi “Cuidados de enfermagem ao paciente submetido à trombólise no acidente vascular cerebral isquêmico”, de autoria de Maria Thereza Bitar Azevedo Moreira da Silva e Andreza Gomes Silva Nishimoto Maeda.

Sistemas de Informação

No curso de Sistemas de Informação, o trabalho certificado foi ‘João garçom: solução para automatização de processos em bares e restaurantes’, de autoria de Gabriel Lopes de Faria, Luís Fernando Alves de Souza, Vitor Hugo da Silva Ferreira, Leandro Rondado de Sousa e Rogério Galdiano de Freitas.

Administração e Engenharia

No curso de Administração e Engenharia, o trabalho certificado foi “Aplicabilidade da BIG DATA na Gestão de Pessoas e empresas do segmento sucroalcooleiro da região de Ribeirão Preto – SP”, de autoria de Sidnei Benedito de Freitas e Paulo Cesar de Oliveira Júnior.

Prêmios

Destes trabalhos, o primeiro colocado recebeu a premiação de 1 (uma) bolsa de estudos para os cursos de Pós-Graduação da FAFRAM, para o ciclo 2023/2024 e certificado de 1° lugar. Já o 2° e 3° lugares receberam prêmios dos patrocinadores e certificados.

1°lugar: Júlia Gräbin Lemos

2°lugar: Júlia Ozorio Henke Carrano

3°lugar: Maria Thereza Bitar Azevedo Moreira da Silva

Interação

Para a professora Lidiane Kanesiro, coordenadora do Congresso, o evento promoveu interação entre os cursos e alunos, proporcionando formação extracurricular, desafiando os alunos a irem além do aprendizado tradicional em sala de aula, com o intuito de despertar o interesse pela ampliação de seus conhecimentos.

Patrocinadores

A coordenação agradece apoio da diretoria da FE e diretores das faculdades e aos patrocinadores: Nana, Protec, Benedeti, Unimed Norte Paulista, José Eduardo Imóveis, Ednésio Imóveis, Oficina da Comunicação, Indústria Santa Maria, Speed Kids, MVB Advogados, ACII (Associação Comercial e Indústrial de Ituverava), Coram, Sicredi, Grupo Vittia, Comercial Mendonça, SunMed, Posto Chão Preto, Art Flor, Hotel Domus, Liberdade Supermercados, Santander, Indústria Buriti e Valor Contabilidade.