Deputada mais votada em Ituverava visita a cidade

Thainara Faria visita Ituverava, agradece os eleitores e dá entrevista

A deputada estadual eleita e mais votada em Ituverava, Thainara Faria, esteve na cidade após a eleição, com a finalidade de agradecer o apoio e os votos que teve na cidade e distritos, e firmou o compromisso de trabalhar pela cidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Ela esteve no centro e em bairros da cidade, onde conversou com militantes, apoiadores e população geral. Acompanhada do ex-vereador, José Sérgio Cerqueira, esteve também na redação do jornal O Progresso, onde concedeu entrevista.

A jovem deputada eleita é vereadora em seu segundo mandato na Câmara Municipal de Araraquara. Na oportunidade ela destacou o que motivou seu ingresso na política, a entrar na concorrência para o cargo de Deputada Estadual e os fatores que acredita terem favorecido sua eleição.

Thainara Faria afirmou que pretende corresponder o município de Ituverava e região, além de apresentar projetos bem-sucedidos em Araraquara para o Governo do Estado de São Paulo.

“Assim como já conversamos em off, temos a demanda da Santa Casa e de outras instituições, então não quero dizer para Ituverava o que farei, mas que a população me diga o que é prioridade, para a gente dialogar”, afirmou.

O Progresso: Fale sobre sua trajetória política, como iniciou e o que motivou a concorrer como candidata a Deputada Estadual?

Thainara Faria: Primeiro gostaria de agradecer o espaço muito importante por ser um canal de comunicação com o povo de Ituverava, que é muito importante para nós e me fez deputada estadual mais votada aqui na cidade.

Estou no segundo mandato com vereadora na cidade de Araraquara, onde fui reeleita a mais votada. Essa foi a oitava eleição que participei e a terceira que disputo. Minha mãe era cabo eleitoral, então comecei em 2008 fazendo campanha pela primeira vez, e até hoje participo de campanhas políticas, mas m 2014, decidi que não faria mais campanha para outras pessoas e decidi ser candidata, porque os políticos que a gente elegia acabavam sumindo.

Em 2014 me filiei ao Partido dos Trabalhadores e em 2016 fui candidata à vereadora em Araraquara e fui a primeira mulher negra e mulher mais votada na cidade e região. Depois, reeleita com 300 votos a mais que a primeira vez, com a aprovação do povo, a mais votada na cidade.

E o que motivou a concorrer à deputada é que faço parte de um grupo político, liderado pelo prefeito, Edinho Silva, uma pessoa que é prefeito pela quarta vez, foi ministro dos governos Dilma e Lula e deputado estadual.

Esse grupo entendeu que tínhamos que lançar candidaturas mais jovens, que dialogassem com a realidade e fui escolhida por esse grupo político para concorrer nas eleições e levar as políticas que implementamos em Araraquara para todo estado de São Paulo, como discussão central na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

O Progresso: Que avaliação a senhora fez desta campanha?

Thainara: Eu preciso agradecer muitíssimo as pessoas nas cidades que acreditaram e abraçaram minha candidatura, fui eleita direto de vereadora para deputada estadual e não de prefeita para deputada, como muitos conseguem chegar. A primeira avaliação que faço é de agradecimento às pessoas que abraçaram minha campanha, como Cerqueira, que foi vereador em Ituverava e que fizeram com que outras lideranças de Ituverava nos abraçassem também.

A avaliação que faço é que as ruas estão menos hostis. Há uma vontade maior de discutir política, as pessoas querem discutir o país, estamos divididos entre o lado A e o lado B, mas o importante é que mais pessoas estão com vontade de fazer um país melhor.

O Progresso: Quais fatores que a senhora credencia à sua eleição?

Thainara: A consistência do nosso trabalho. Sempre falo que temos um vínculo com a sociedade, tem o ditado que ‘santo de casa não faz milagre’, mas na minha cidade, as pessoas olharam meu mandato de vereadora como uma figura política capaz de atender a população, então credencio ao nosso trabalho de saber organizar as cidades e ter lideranças fortes, mas também o povo que votou, pesquisou nosso nome e entendeu que nossa candidatura seria forte para ser eleita e representar na Alesp.

O Progresso: Quais projetos que a senhora pretende apresentar ou defender na Assembleia Legislativa?

Thainara: Temos que defender as pessoas de todas as idades. O sistema esquece-se da pessoa idosa, da criança e do adolescente, e nós queremos trazer direito para todos. Uma coisa que temos discutido muito é o desenvolvimento econômico, precisamos trabalhar muito para geração de emprego e renda, trazer mais empresas para o Estado de São Paulo, trazer mais cursos para as universidades, para termos mão de obra qualificada para as empresas, ajudar muitíssimo as pessoas em situação de vulnerabilidade social, nós queremos dar uma força para reinserir este cidadão na sociedade para que tenha casa com valor menor para saírem do aluguel ou da rua e, levar para o Estado de São Paulo, alguns programas exitosos na cidade de Araraquara, como lotes urbanizados que são para moradias de interesse social, construção de casas em lugares onde já tenham equipamentos públicos próximos como postos de saúde, creches, escolas e a pessoa constrói a casa por meio de mutirão e o programa Jovem Cidadão, que dá oportunidade ao jovem do primeiro emprego, para não sair da universidade ou mesmo do ensino médio ou técnico e ter uma bolsa, outros programas de combate a fome e a miséria, que também são importantes como portas urbanas, onde as pessoas usam, usufrui daquilo e o excedente gera renda para as famílias, então, são muitos projetos que queremos discutir e apresentar para o governo do estado.

O Progresso: Como a senhora pretende corresponder à votação que teve em Ituverava?

Thainara: Primeiramente, Ituverava é muito importante para nós, vamos ter um representante direto aqui na cidade para cuidar dos interesses do município e o povo vai poder ajudar e pedir, vai pautar os interesses da cidade, assim como já conversamos em off, temos a demanda da Santa Casa e de outras instituições. Então, não quero dizer para Ituverava o que farei, mas que a população me diga o que é prioridade, para a gente dialogar, trazer emenda, recurso e estrutura para atender o povo que mais precisar.

O Progresso: Algo mais a senhora gostaria de acrescentar?

Thainara: Agradecimento, não tenho outra palavra. Para nós, é motivo de muita honra e orgulho, agradecer e dizer que vou honrar cada voto de cada pessoa que nos confiou.

AGRADECIMENTO

O ex-vereador, José Sérgio Cerqueira, que estava acompanhando a deputada eleita, aproveitou para fazer agradecimentos à população:

“Quero aproveitar a oportunidade no Jornal O Progresso que sempre teve as portas abertas para todos os candidatos e deputados, independente de partido, e agradecer toda equipe e todas as pessoas que puderam nos ajudar na campanha da Thainara, nossa deputada estadual eleita, e do deputado federal reeleito, Arlindo Chinaglia. Agradecer a cidade pela forma respeitosa que nos recebeu, mesmo aqueles que não votaram em nossos candidatos, mas nos receberam com muito respeito, prova que Ituverava apesar de toda disputa, é uma cidade civilizada e que nos atendeu muito bem. É uma honra ter a Thainara como estadual mais votada em Ituverava e o Chinaglia com segundo federal mais votado. Só tenho que agradecer aos eleitores e, a responsabilidade aumenta. Sempre procuramos ajudar nossa cidade através de nossos representantes, independente de qual prefeito e qual partido, e tenho certeza de que com a Thainara Faria e Arlindo Chinaglia continuaremos ajudando a cidade e distritos. Muito obrigado”, José Sérgio Cerqueira.