O processo de votação para as eleições do segundo turno em Ituverava para a escolha do governador do Estado de São Paulo e presidente da República transcorreu de forma ordeira, pacífica e tranquila.
Méritos para a população que mesmo diante da polarização nacional, se portou de forma exemplar. Destaque também para o ótimo trabalho do Juiz Eleitoral, Dr. Adriano Puglesi Leite, promotor Dr. Túlio Vinicius Rosa, que foram responsáveis pelo pleito deste ano em Ituverava e Guará, chefe do Cartório Luciano Melo Beneli e equipe, mesários voluntários e demais instituições que atuaram no apoio, desde a organização até a segurança e conclusão de mais um capítulo democrático do país.
Os candidatos mais votados na cidade não foram necessariamente eleitos, já que esta é uma eleição de âmbito estadual e nacional. Os números abaixo se referem apenas aos votos nas urnas do município:
Para Presidente
O atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Ituverava (SP). Ele recebeu 12.759 votos, o equivalente a 60,30% dos votos totais da cidade.
Já o ex-presidente e candidato eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi a escolha de 39,70% dos eleitores, contando com 8.399 votos.
Jair Bolsonaro teve um maior número de votos no segundo turno, visto que no primeiro ele obteve 11.363 votos (54,65%). Lula também recebeu mais votos nesse segundo turno, registrou 7.924 votos (38,11%).
Ao todo, 4,67% dos eleitores do município votaram branco ou nulo para a Presidência.
Para Governador
Para o cargo de Governador do estado de São Paulo, o candidato eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu mais votos em Ituverava, foram 12.312 votos, 61,34% do total de votos da cidade.
Seu adversário, Fernando Haddad (PT), teve a preferência de 38,66% dos eleitores, e registrou 7.761 votos.
Os votos brancos e nulos para essa posição de governo somaram 9,54% do total no município.
Abstenção
Ao todo, 25,97% dos eleitores aptos a votar no município não compareceram às urnas.