Núcleo de Apoio à Família promove Curso de Babás

O NAF (Núcleo de Apoio à Família) “José Plínio Romanini” realizou na tarde de sexta-feira, da 20 de maio, as entregas dos certificados para as participantes do Curso de Babás, que contou em sua primeira edição com sete participantes.

 O curso teve a coordenação da Psicóloga Lívia Maria Ferreira Silva Cabrini (CRP 06/87088). Foram abordados temas como: desenvolvimento infantil, educação positiva, nutrição infantil e desafios na alimentação, cuidados com a criança e primeiros socorros.

 As aulas foram ministradas pela psicóloga Lívia Cabrini, pela nutricionista Carolina Silva Teixeira e pela enfermeira Marcela Mismito Carvalho. O curso aconteceu na sede do NAF “José Plínio Romanini” (prédio do antigo Colégio Anglo) dos dias 16 a 19 de maio, tendo carga horária total de 8 horas.

Em entrevista, a coordenadora e psicóloga Lívia explicou o que motivou a realização do curso. “Com quem as crianças ficam enquanto os pais trabalham? É uma escolha muito delicada e impacta profundamente o desenvolvimento da criança, sobretudo quando são várias horas de convivência”, destacou.

 “A babá ou cuidadora infantil é a profissional responsável por atender e cuidar de várias necessidades infantis, como a alimentação, higiene, recreação e lazer, educação, saúde e bem-estar das crianças”, lembra.

“O papel do cuidador, portanto, não se limita a apenas acompanhar as atividades diárias da criança, mas participar ativamente no desenvolvimento global dela. A função de educar é da família, mas a babá precisa sim estar alinhada com a forma que a família educa e, ao mesmo tempo, promover aprendizados saudáveis para a criança”, esclarece.

“Para isso, é importante conhecer as etapas do crescimento infantil, de modo a estimular o desenvolvimento da criança, além de ter uma relação respeitosa que promoverá o aprendizado de importantes habilidades de vida”, acredita.

Todas as participantes receberam certificados e estão qualificadas para exercer a profissão. Segundo a coordenadora, o curso teve uma repercussão muito positiva e as alunas estão conseguindo se colocar profissionalmente.

Ela informou que a próxima turma deve ocorrer no início do segundo semestre, e as interessadas já podem comparecer ao NAF para deixar seus dados na lista de interessadas. Ela agradeceu ao NAF pela parceria, às professoras voluntárias e às psicólogas Juliana e Luana do IVVI/ NAF/NAMI pelo apoio.

A entrega dos certificados contou com as presenças: José Constantino (Tino), presidente do IVVI; Fabiana Araújo primeira dama e secretária da Bem Estar e Integração Social; Andreia Santarosa – psicóloga responsável pela Assistência Especial e vereadora Andréa Yamada.