Deputado Motta recebe Título de Cidadão Ituveravense

Em sessão solene na noite de quinta-feira, dia 26 de maio, a Câmara de Ituverava realizou a entrega do Título de Cidadão Ituveravense ao Deputado Federal Luiz Carlos Motta, que também é presidente da Fecomerciários (Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo) e da Central Sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores).

 A solenidade foi conduzida pelo vereador e atual presidente do Legislativo de Ituverava e autor do projeto, Marcos Advincula Joazeiro (Markim do Sindicato). A sessão contou com as presenças dos vereadores Andrea Yamada, Ana Paula Yanosteac, Herb Fonseca, Edemilson Pereira Vaz (Miro), Everaldo Alves (He-man), Manoel Galindo (Mané), Rafael Gabirú, Helenilson Pereira dos Reis, Dr. Laerte Fogaça e Antônio Silveira (Mandioca).

A outorga foi prestigiada ainda pelo prefeito Luiz Araújo, primeira dama Fabiana Araújo, ex-prefeito Walter Gama Terra Júnior e o presidente do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Ituverava), Marçal Joazeiro.

 Compareceram ainda o presidente do Sincovami (Sindicato do Comércio Varejista do Município de Ituverava) Edelberto Costa, diretor a ACII (Associação Comercial e Industrial de Ituverava) Vicente Paulo Vieira, presidente do Abrigo de Idosos Comendador Takayuki Maeda Norival Ribeiro, presidente do Lions Clube de Ituverava, Alfredo Fadel de Almeida, presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Ituverava, Dr. Mário Alves Pereira Neto, vice-presidente da OAB e diretor jurídico do Sincomerciários de Ituverava, Dr. Luiz Eduardo de Sousa (Barra), superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) Paulo Antônio Rodrigues, vereadores e representantes de municípios da região e de Sindicatos de Comerciários do Estado de São Paulo e diretores do Sincomerciários de Ituverava.

Para justificar o projeto, o vereador Markim do Sindicato destacou a história de vida do deputado e presidente da Federação dos Comerciários (leia o boxe ao lado), enfatizando seu trabalho por Ituverava.

Através de Motta, foram destinados diversos recursos para Ituverava para Santa Casa de Misericórdia e para a Saúde Municipal nos momentos de enfrentamento da Pandemia da COVID-19. Contudo, mais recentemente se destaca a emenda para em breve realizar a cobertura da área externa do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Ituverava que recebe 12 cidades da região. Em seu discurso, o prefeito Luiz Araújo destacou que o Título de Cidadão Ituveravense para o deputado Motta “representa muito mais que fazer Justiça, mas sim de muita gratidão pelo que fez e continua fazendo por Ituverava”.

“Ser humano ímpar, que nasceu para servir, por onde passa deixa sua marca de esperança e inspiração para outras pessoas e, em nome de toda a população de Ituverava gostaria de agradecer por poder contar com sua presença em todos os momentos, por fazer a diferença e, esse título é mais importante para nós, pois sabemos que vai continuar nos defendendo em Brasília, São Paulo e onde estiver”, ressaltou o prefeito.

 O homenageado declarou estar emocionado, mesmo já tendo recebido títulos de outras câmaras, por ser um deputado municipalista e também ajudar outros munícipios, mas a solenidade em Ituverava se tornou especial para ele.

“Quero dizer que continuem contando com minha parceria, nas destinações de emendas e ações junto aos governos e promover mais contribuições para a cidade como construção de casas através da cooperativa e creche para os filhos de comerciários, promover ações nas áreas de Educação, Cultura e Lazer e qualificação do trabalhador”, enumerou Motta.

Ele ainda firmou compromisso com a construção de uma sede própria para o Sincomerciários local. “Estou muito feliz por estar aqui como sindicalista e político tendo todo este reconhecimento, com tantos amigos, vereadores, prefeito, ex-prefeito, membros da sociedade civil, podem ter certeza que a partir de agora aumentou a minha responsabilidade com a cidade de Ituverava”, concluiu o homenageado.

Uma história de sucesso

O presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), Luiz Carlos Motta, deputado federal eleito em 2018, nasceu em Ribeirão Preto.

Criou-se em Tupã, cidade onde estudou, constituiu família e iniciou sua trajetória ao se filiar no Sindicato dos Empregados no Comércio.

No Sindicato, desempenhou várias funções. Hoje, ocupa o cargo de tesoureiro e de delegado federativo.

Na Federação passou por funções que o capacitaram a ocupar a vice-presidência nos anos 1990.

Na década seguinte, foi eleito presidente. Conduz a entidade com lisura, transparência e democracia, características marcantes em sua personalidade.

Instalou 12 Regionais da Federação no Estado, promovendo maior interação entre os sindicatos e com a Federação.

Para atender os sindicatos filiados, inaugurou dezenas de sedes e subsedes concebidas pela Fecomerciários.

 Promove cursos de capacitação profissional aos comerciários e de aprimoramento em formação sindical aos dirigentes.

 Estimula a sindicalização da categoria e sua participação nas atividades dos seus sindicatos.

Em 2013, com sua Diretoria, inaugurou o Centro de Lazer dos Comerciários em Avaré, hoje denominado Complexo Eco, que é composto pelo Eco Blue Acqua Park, EcoBlue Hotel e Espaço Eco.

Na área cidadã, insere a Fecomerciários em ações como: Construção de mais de 14 mil casas aos comerciários, em todo o Estado, por meio da Cooperativa Habitacional da Fecomerciários através de parcerias com prefeituras, construtoras e a Caixa Econômica Federal.

 Forte atuação no programa estadual Fórum em Rede: “Criança não Trabalha”, projeto que prevê a erradicação do trabalho infantil com efetivas participações das prefeituras em parceria com a Federação e sindicatos filiados.

 Fim da informalidade.

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho por meio da dinâmica Café Sensorial.

Participação em programas de preservação do meio ambiente, a exemplo do Eco Comerciários.

 Despontou como um dos mais atuantes dirigentes sindicais na mais recente e histórica conquista da categoria: a Regulamentação da Profissão de Comerciário. A medida melhora as condições de trabalho e a qualidade de vida da família comerciária.

Essas atividades, aliadas e também desenvolvidas na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), da qual é presidente desde 5 de março de 2020, e na UGT-SP, onde é presidente licenciado, projetou o nome do dirigente Motta no Estado de São Paulo, no Brasil e no Exterior. Em todas essas situações Motta reforça seu comprometimento principal: defender os sagrados direitos dos comerciários. Fechou o ano de 2014 comemorando a conquista de dez anos consecutivos de aumento real à categoria. Na década, o índice acumulado foi de 21,77%. As conquistas econômicas e sociais continuam.

 Esta trajetória de lutas e vitórias o credenciou a ser eleito deputado federal nas eleições de outubro de 2018, com mais de 75 mil votos. Motta é o primeiro comerciário paulista a ser eleito para o cargo.

Sem se distanciar das suas responsabilidades sindicais e trabalhistas, hoje o líder sindical comerciário atua na Câmara dos Deputados com destacada ampliação da defesa dos interesses da classe trabalhadora, ameaçados pelas ofensivas neoliberais do governo federal. “São direitos sagrados que conquistamos com o suor das nossas lutas. Não mediremos esforços para preservá-los”, conclui Motta. Fonte: Fecomerciários.

Publicidade