Conseg promove reunião sobre Prevenção às Drogas

   Reuniram-se no Centro Cultural de Ituverava, no dia nove de março, a diretoria do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Ituverava), com a finalidade de tratar sobre o desenvolvimento do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas do município e novo projeto de prevenção.
   Com as presenças do presidente Marcelo Mariano Moreira da Silva, o Primeiro Secretário, Matheus Mariano, que fez a explanação da bandeira nacional, com a presença dos membros Natos, subtenente PM Eugênio Luiz de Paula e o Delegado de Polícia Civil, Dr. Jucélio de Paula Silva Rego, além do convidado Marcelo Mambrini, idealizador do Programa PROERD e do novo Projeto da Prevenção do Uso de Álcool e outras Drogas nas Escolas.
   Participaram também da Reunião as Secretárias municipais da Saúde, Raquel de Paula Souza Rezende, da Educação, Renata Sandoval e da Cultura, Marcio Nogueira. Também esteve presente o Presidente do Fundo Municipal de Segurança e representante do Executivo, Jean Matos, a Coordenadora do Caps Viver e Presidente do COMAD (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas) Paula Gumiero.
   Participaram da Reunião a coordenadora do CRAS de Ituverava Maria Laura Teixeira Lino, o Presidente da Guarda Mirim de Ituverava Paulo Bugalho, a representante do Rotary Clube de Ituverava Ana Thereza Couto Alves e diretores das escolas municipais de ensino fundamental. O presidente Marcelo Mariano abriu a palavra ao Sub tenente Eugênio, onde o mesmo relatou a ciência de dois homicídios no município no mês anterior e a importância da prevenção nas escolas.
   Na reunião, o Delegado de Policia, Jucélio de Paula Silva Rego explicou a importância dos registros dos Boletins de Ocorrência para o trabalho da Polícia Civil, e ainda se colocou a disposição do Projeto e da sociedade.
   Na ordem do dia, o sargento Marcelo Mambrini, aposentado da Polícia Militar, que é morador de Franca e autor de vários livros referentes o tema. Por sua vez explicou a importância da implantação do novo projeto de Prevenção do uso de álcool e outras Drogas nas escolas da nossa cidade.
   Mariano expôs também a importância do Projeto, visto que, um trabalho de prevenção contínuo e bem elaborado, gera menos gastos aos cofres públicos do que tratamento, sendo uma visão eficaz e coerente.
   Também foi aberta a palavra à enfermeira Paula Gumiero, Presidente do Comad e à Secretária da Saúde Raquel Rezende, que foram unânimes em dizer que apoiam o Novo Projeto de Trabalho de Prevenção do Uso de álcool e outras Drogas nas escolas, explanaram também que estão a disposição para quaisquer ações do Conseg.
   O CONSEG firmou parceria com COMAD neste projeto, um fator positivo, pois são dois conselhos que estão engajados para uma Ituverava melhor. A Secretária da Educação, Renata Sandoval se colocou também a disposição do Projeto. O CONSEG aguarda agora a anuência do poder público para iniciar o projeto em Ituverava.