No sábado, dia 26 de março, na cidade de Franca ocorreu a 2ª Etapa Classifi catória do Campeonato Paulista de Karatê da Federação Paulista de Karatê, campeonato oficial reconhecido pela Confederação Brasileira de Karatê, Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte.
O Campeonato contou com 40 equipes e 405 inscrições, reunindo quase 700 pessoas de todo o estado na cidade de Franca.
Os atletas da Red Tigers de Ituverava conseguiram manter o padrão do ano anterior e trouxeram cinco ouros, duas pratas e nove bronzes para Ituverava. Mas eles competem pela equipe de Igarapava e a equipe conquistou no total nove ouros, quatro pratas e onze bronzes e assim se qualificando na sétima posição do campeonato.
Em primeiro lugar ficou, a equipe que sediou o evento, JKS com 70 inscritos e 27 ouros, seguida por Prefeitura de Boa Esperança do Sul com 53 inscritos e 16 ouros e em terceiro lugar Dias de Karatê/Americana com trinta e sete inscritos e 10 ouros.
O evento garante vaga nas Finais do Campeonato Paulista e pontuação para o Ranking que definirá os representantes do estado para disputa do Campeonato Brasileiro, o qual terá uma Etapa Classificatória Regional em Uberlândia e as finais em São Paulo, exceto categoria master e PcD que será as finais em Fortaleza.
Até o presente momento a Equipe Red Tigers de Ituverava conta com dezessete classificações para as Finais do Campeonato Paulista, somente com ituveravenses, e na equipe geral totaliza trinta classificações.
Após a segunda etapa, a equipe lidera o ranking estadual em cinco categorias, estando no top cinco em mais de dez categorias e no top dez em mais duas. Confira no quadro os atletas que fazem parte da equipe e suas colocações no Campeonato.
A equipe não participará da 3ª Etapa que será em Santos devido a distância e alto custo de deslocamento. “Estamos estudando a possibilidade de irmos para a 4ª Etapa em Ibaté (cidade de 35 mil habitantes localizada entre Araraquara e São Carlos)”, informa o sensei Gabriel Furlan.
O Sensei (Professor) da Red Tigers participará no próximo mês para o Open Nacional de Goiânia atuar como técnico da Seleção Paulista de Karatê. Para ele, o campeonato foi bem positivo, podendo levar bastante alunos novatos com o foco de adquirir experiência e alguns conseguiram inclusive medalhar.
“Os mais experientes em sua maioria foram bem, tivemos 3 vacilos, por exemplo terminar a fi nal empatado e perder por critérios de desempate, tomar o ponto de virada faltando menos de 0,5 segundo para acabar e apresentar o melhor kata da categoria nas quartas e esquecer um movimento na semifinal. Mas isso é esporte, é assim que superamos e voltamos melhor nos próximos”, comenta o Sensei Gabriel Furlan.
“Levamos para esse campeonato 12 atletas e estávamos em aproximadamente 50 pessoas contando com as famílias e isso é muito gratificante, ser uma grande família unida e prestigiando o empenho e dedicação dos atletas ali na prática. O esporte proporciona saúde física, saúde mental e saúde social, com a pandemia sentimos a real importância do esporte em nossas vidas”, descreve Sensei Gabriel
