Câmara aprova moção ao Grande Oriente de São Paulo

   Em sessão ordinária realizada na noite de terça-feira, dia oito de março, a Câmara de Ituverava aprovou por unanimidade Moção de Congratulações pelo aniversário de 100 anos do Grande Oriente de São Paulo.
   A homenagem pelo Poder Legislativo do Município de Ituverava teve autoria dos vereadores Rafael Fernando Mendonça de Freitas Mattos “Gabirú”, Marcelo de Oliveira Cirilo “Kuru” e Andrea Fonseca Yamada Scotte.
   Antes da apreciação do plenário os autores apresentaram justificativa à propositura. Justificativa Fundado em 29 de julho de 1921, por grande parte das Lojas maçônicas do Estado de São Paulo, o Grande Oriente de São Paulo é a instituição Maçônica mais antiga presente no Estado de São Paulo.
   Ao longo dos seus 100 anos ininterruptos de funcionamento, o GOSP como é conhecido, teve presença marcante na história do Estado de São Paulo, com suas lojas maçônicas jurisdicionadas, participando de diversos momentos históricos marcantes, como a Revolução Constitucionalista de 1932, no qual, membros de Lojas Maçônicas lutaram para defender os ideais democráticos e constitucionais.
   Inúmeras foram as ações empreendidas, fomentadas ou, onde a participação de Maçons do Grande Oriente de São Paulo foi decisiva, mas quem sabe a menos aludida pela história, tenha sido a participação de inúmeros Maçons na construção progressista da Sociedade Paulista.
  Atualmente, o GOSP conta com mais de 362 lojas em todo o Estado, e com mais de 8.500 obreiros. Em Ituverava pertence ao Grande Oriente de São Paulo, a Loja Maçonica União Ituveravense a mais antiga da cidade que atualmente conta com cerca de 70 integrantes com relevante serviços prestados à comunidade.
   Os autores solicitaram que fosse dada ciência ao Prefeito Municipal de Ituverava Luiz Araújo, ao Grão-Mestre do Grande Oriente de São Paulo Benedito Marques Ballouk Filho, à Loja Maçônica União Ituveravense e à imprensa escrita e falada.

Publicidade