Secretária de Saúde de Ituverava é recebida no Hospital de Amor

   Aconteceu na sexta-feira, dia 11 de fevereiro, em Barretos, uma reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde de Ituverava e Hospital de Amor.
   Na oportunidade, o coordenador do Programa de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero do Hospital de Amor, Marcelo P. Almeida recebeu a secretária da Saúde de Ituverava, Raquel Rezende acompanhada pela coordenadora da Atenção Básica de Ituverava Janine Rokutan.
   Ituverava participa do programa desde 2008. Ao todo, 94 municípios em três estados do país participam. Através do programa é oferecido no município um exame de prevenção ao câncer de colo uterino, conhecido como “citologia em meio líquido”. Esse exame substitui o exame de Papanicolau e é oferecido em todo o país apenas através do SUS (Sistema Único de Saúde).
   O exame em meio líquido tem uma especificidade de 91,3%, e, as diferenças entre o exame em meio líquido com o exame de Papanicolau, são: tempo maior de conservação das amostras, possibilidade de realizar a coleta após relação sexual ou infecção vaginal, possibilidade de realizar o exame em período menstrual e maior transferência de células para análise.
   Em Ituverava, o exame é oferecido gratuitamente em todas as Unidades de Saúde do município e distritos através de demanda espontânea ou agendamento. O exame é indicado para mulheres com idade entre 18 e 69 anos.
   O exame é de extrema qualidade, colhido no município e encaminhado para análise no Hospital de Amor, referência no tratamento de câncer no país.
   A secretária Raquel explicou que através do Hospital de Amor, que é referência no tratamento de câncer no país, Ituverava oferece um exame de alta especificidade e qualidade para o diagnóstico de câncer de colo de útero.
   “Todas as Unidades de Saúde do município e distritos estão de portas abertas para receber as mulheres ituveravense para realizar os seus exames, e, assim, prevenir doenças como o HPV e o câncer de colo de útero. “Quero aproveitar a oportunidade e agradecer o Hospital do Amor por essa parceria”, informou a secretária da Saúde de Ituverava.