Pátio de São José é mais uma atração na São João Batista

   Um espaço na paróquia São João Batista, ao lado da Igreja Matriz São João Batista, se tornou mais uma atrativo na cidade. O local, que antes servia como estacionamento, se transformou no Pátio de São José, em homenagem ao Santo.
   Conforme explicou o pároco, padre Adailson Ferreira de Oliveira, o Pátio de São José foi uma inspiração devido ano de São José instituído pelo Papa Francisco no final de 2020, dedicando a ele o ano de 2021.
   “O Papa Francisco tem um apreço muito grande pela figura de São José, que é pai adotivo de Jesus Cristo”, afirma. Segundo o padre, São José é um Santo muito querido na Igreja Católica, venerado e tem título de patrono da Igreja Católica.
   “Então os papas e particularmente o Papa Francisco trouxeram de volta nas Igrejas para olharmos a São José como o protetor da Igreja, assim como ele é protetor da Sagrada Família com Jesus e Maria”, esclarece Adailson.
   “Então o Papa quis dedicar o ano 2021 para que todas as igrejas pudessem falar, celebrar, lembrar e trazer a figura de São José para o Centro da Igreja e sempre fazer algumas reflexões sobre São José”, comenta. Adailson destacou ainda que pátio se tornou um local agradável e tem atraído muitos fiéis. Além das visitações e reflexões, será um local para realizar celebrações no dia do Santo, comemorado no dia 19 de março e também no primeiro de maio, quando é celebrado o dia de São José Operário, em homenagem também ao Dia do Trabalhador, pois o pai adotivo de Jesus Cristo também foi carpinteiro.
   “Diante de tudo isso, tínhamos a ideia na paróquia de ter um cantinho e, para quem conhece a Igreja São João Batista, temos a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e no meio os banheiros que atendem a comunidade e tinha sobrado um espaço entre o futuro salão paroquial (que está em obras) e a paróquia”, comenta o padre. O pároco da São João Batista esclarece que a intensão de criar este pátio foi homenagear São José, mas também para que os fiéis pudessem rezar e terem seus momentos com Deus.
   “Neste espaço tivemos que construir uma escada com uma rampa de acesso à Igreja e bolei neste cantinho fazer um monumento com a estátua dedicada a São José segurando o Menino Jesus para que a gente pudesse deixar um monumento para homenagear São José”, lembra.
  “Também os fiéis quando vêm à Igreja terem um lugar para rezar para São José, homenagear São José e pelo seu ano, inauguramos dia 09 de dezembro de 2021”, descreve.
   Foi realizada uma celebração no dia 09 de dezembro de 2021 e no dia 19 de março deste ano será a primeira celebração no pátio que deve repetir todos os anos e a população ter mais esta referência. Adailson também informou os dias e horários de visitação ao pátio “O pátio de São José é um pouco diferente da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes que fica 24 horas aberta.
   O pátio é interno da Igreja sendo possível ter acesso no horário de expediente durante os dias de semana e o durante às missas no final de semana”, ressaltou. Ele adiantou que o local já está sendo muito frequentado pelos fiéis.
  “É bonito de ver sempre antes e pós-missas as pessoas que têm esta devoção a São José sempre ter este cuidado de ir ao pátio, colocamos bancos, uma fonte, enfim um ambiente agradável para as pessoas irem fazer sua oração, venham conhecer”, convida o padre.