Fundação Educacional de Ituverava completa 51 anos em evolução

   A Fundação Educacional de Ituverava completou no dia 25 de janeiro 51 anos. A tradicional instituição ultrapassa o ano de seu Jubileu de Ouro, mantendo a missão de oferecer Educação de Qualidade sempre inovando. Desta vez, o presente de aniversária mira no futuro, com novo e moderno Colégio para crianças, adolescentes e jovens e novos cursos superiores.
   Atuando desde 1971, quando foi fundada, a FE é uma entidade sem fins lucrativos, que se tornou vital para a sobrevivência econômica e desenvolvimento de Ituverava.
   Hoje, a Fundação é referência na área de ensino superior, mantenedora das faculdades FFCL (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava), Fafram (Faculdade Dr. Francisco Maeda) e FAJOB (Faculdade São Joaquim da Barra).
   Diante dos inúmeros desafios, a instituição que até o final de 2021 era mantenedora também de dois colégios, inovou ainda mais com a missão de prosseguir oferecendo Educação de Qualidade.
Connext
   O ano letivo de 2022 começou com a moderna metodologia para as crianças, adolescentes e jovens, através do Colégio Connext, visando formar seus alunos e prepara-los para os melhores vestibulares do país, bem como para os desafios vislumbrados no mundo atual e futuro, conciliando tradição e modernidade.
   Com uma missão audaciosa, visando o futuro da atual geração, a unificação dos dois colégios – Nossa Senhora do Carmo “COC” e Liceu Vicent Van Gogh “Anglo” – estava sendo programada há alguns anos, motivada por uma proposta pedagógica robusta, sem deixar de lado a educação socioemocional e a necessidade de se formar um aluno protagonista de seu futuro.
Estrutura
   A instituição possui três campi, sendo o primeiro no bairro Jardim Universitário, onde estão em atividades a FFCL no período noturno e o Colégio Connext no diurno, em espaço muito arborizado e ambiente arejado, em localização privilegiada na cidade, primando pela qualidade de vida de seus estudantes.
   No segundo campus está instalada a Fafram, dotada de uma área enorme com fazenda experimental, laboratórios e hospital veterinário de excelência. Uma estrutura de primeiro mundo possibilitando o ensino teórico, realizações de pesquisas cientificas e atividades práticas aos futuros profissionais.
   Um patrimônio incalculável que possibilita o crescimento frequente, manutenção da qualidade e a possibilidade de pleitear e oferecer novos cursos, o que é o foco da diretoria.
   Mais recentemente a instituição, que é orgulho dos ituveravenses, expandiu tendo um moderno campus em São Joaquim da Barra, instalando a Fajob, localizada no centro da próspera cidade vizinha, oferendo ensino superior de qualidade, ampliando o seu raio de cursos na região da Alta Mogiana, competindo através das três faculdades, com grandes centros educacionais, universidades públicas e particulares.
   Atualmente a FE, através de suas mantidas, conta com cerca de três mil alunos matriculados desde educação infantil, ensinos fundamental e médio, pré-vestibular, cursos técnicos, cursos de graduação, pós-graduação e ensino à distância, podendo aumentar seu público, visto que as faculdades estão com vestibulares abertos.
   As faculdades oferecem cursos na modalidade a distância, porém, com mesmo corpo docente e metodologia dos presenciais, visando sempre manter o padrão de alto nível na formação de profissionais.
Qualidade
   A instituição tem como prioridade valorizar todas as fases do processo de desenvolvimento de seus alunos, visando oferecer-lhes um aprendizado inicial sólido e uma estrutura que lhes permite traçar metas, ampliar perspectivas e interagir, formando um elo que conduzirá rumo a uma trajetória de sucesso, assim como os milhares que estão no mercado de trabalho levando o nome das faculdades de Ituverava.
   A Fundação oferece ensino de excelência voltado para o desenvolvimento socioeducativo com projetos de pesquisas científicas, extensão universitária, sociais, ambientais, inclusão e cidadania.
   Conta ainda com programas de bolsas de estudo, financiamentos e crédito estudantil, figurando entre as melhores instituições de ensino do país, comprovado pelas avaliações do MEC e alto índice de empregabilidade de seus formandos.
Relevância
   Além de ter se tornado uma potência na área educacional, fazendo deste segmento um dos mais importantes do município, alçando Ituverava ao nível educacional de grandes municípios da região, proporciona ensino com qualidade de vida para moradores da cidade que não precisam viajar para acessar Ensino Superior ou mesmo Médio e Fundamental de alto nível, pós-graduação e pré-vestibular com mesmo padrão de eficiência e resultados.
   A FE é geradora de cerca de 500 empregos diretos e milhares indiretos através dos alunos que residem na cidade no período em que estão cursando o ensino superior, bem como os de municípios mais próximos que viajam diariamente permanecendo em Ituverava grande parte de seus tempos, aquecendo o comércio em vários segmentos.
Credibilidade
   A sua Diretoria Executiva e Conselho de Curadores é composta por voluntários, sendo, portanto, administrada por pessoas da comunidade de Ituverava que se dispõem a contribuir com a administração da instituição, seguindo suas normas e estatutos.
   O atual presidente Roberto Inácio Barbosa, bancário aposentado e agropecuarista, exerceu cargos de importância na instituição até chegar a função de liderar o atual Conselho de Curadores.
   A diretoria conta ainda com vice-presidente César Luiz Mendonça, empresário que teve três mandatos de presidente, membro atuante do Conselho e secretário Paulo César da Luz Leão, engenheiro agrônomo, diretor do escritório regional da CATI que também exerceu o cargo de presidente por três mandatos.
   A Diretoria Executiva tem como atual diretor-executivo o engenheiro agrônomo, empresário e agropecuarista Seandro Duarte Esteve. Antes, porém, ele foi tesoureiro e pertencia ao Conselho de Curadores. O vice-diretor executivo é o advogado Dr. Luiz Miguel Ribeiro Moysés, que já atuou como procurador jurídico da instituição.
   Todos os demais membros da diretoria e conselho são pessoas de credibilidade na comunidade ituveravense, o que também é tradição e um diferencial da Fundação Educacional de Ituverava.
   As decisões administrativas são tomadas em conjunto, e depois de decididas, passam ser executadas com responsabilidade, fazendo da FE referência em Educação – comprovada pelas avaliações em que suas mantidas são submetidas pelo MEC e demais órgãos que regulamentam os cursos e profissões.
   A entidade é também exemplo de gestão, gerando empregos diretos para centenas de colaboradores e milhares de indiretos através de fornecedores, mantendo os compromissos rigorosamente em dia. Confira no quadro da página ao lado os membros da Diretoria Executiva e do Conselho de Curadores.
Novos cursos
   Em constante evolução a FE, através da FFCL anunciou para o começo deste ano também a abertura dos cursos de Educação Física (Licenciatura) e Arquitetura e Urbanismo através de portarias oficiais publicadas pelo MEC (Ministério da Educação).
   Desde o ano anterior, contudo, a FE está oferecendo Agronomia, o seu mais antigo curso da Fafram, reconhecido em todo território nacional e no exterior, também no período noturno, ampliando assim as possibilidades para que mais alunos possam obter graduação de qualidade.
   Mais informações sobre a FE e suas mantidas podem ser obtidas no site www. feituverava.com.br, nos sites das faculdades ou nas suas redes sociais.