“Unidos pela Ordem” vence eleição da OAB de Ituverava com 221 votos

Realizou-se na quinta-feira, 25 de novembro, as eleições para escolha dos presidentes das 254 Subseções da OAB/SP e da Seccional da OAB Paulista. Em Ituverava, 231 advogados compareceram às urnas para eleger a nova Diretoria, sendo que a chapa “Unidos pela Ordem”, encabeçada pelo atual presidente, Dr. Mário Alves Pereira Neto, obteve 221 votos, um percentual de 96% dos votos válidos. A chapa vencedora também é formada pelo Dr. Luiz Eduardo de Souza (“Barra”) (vice-presidente), Dra. Giselle Soares de Oliveira (secretária geral), Dra. Nathalia Miyasaka Cortez (secretária adjunta) e Dr. Carlos Alberto Moris Junior (tesoureiro).

No âmbito estadual, cinco chapas concorreram ao pleito, que elegeu a chapa “Muda OAB/SP” encabeçada pela advogada Dra. Patrícia Vanzolini, que será a primeira mulher a presidir a Seccional da OAB/SP. O chapa “Conexão e União”, liderada pelo advogado Dr. Caio Augusto Silva dos Santos, que tentava reeleição, ficou em segundo lugar, sendo que em Ituverava ele foi o vencedor com 185 votos.

Em entrevista ao Jornal O Progresso, o presidente Dr. Mário Alves Pereira Neto discorreu sobre o que representa ter alcançado a reeleição e as principais atividades desenvolvidas pela OAB, sobretudo em Ituverava.

O entrevistado Dr. Mário Alves Pereira Neto possui 16 anos de advocacia. Formou-se em 2004 na Faculdade de Direito de Franca, e é Pós-graduado lato sensu em Direito do Trabalho pela Universidade de Franca (2007).

Filho de Mário Alves Pereira Filho (in memoriam) e Pulquéria Joaquina de Menezes Pereira, ele tem a irmã Perla Menezes Pereira e Patrícia Menezes Pereira, e é noivo de Jéssica Monteiro Bofe Fuginami.

Confira na íntegra a entrevista com o conceituado advogado Dr. Mário Alves Pereira Neto.

Progresso: O que representa para o senhor receber a confiança dos demais advogados de Ituverava para mais um mandato na presidência da 70ª Subseção da OAB/SP?

Dr. Mário Alves Pereira Neto: Fico muito agradecido pela confiança depositada a mim e a toda Diretoria pelos 221 votos obtidos neste pleito, o que nos mostra que os nossos compromissos de gestão são compartilhados pela advocacia de Ituverava.

Progresso: Quais foram as principais realizações deste primeiro mandato?

Dr. Mário: Mesmo com a pandemia, nós conseguimos diversas conquistas para a nossa classe, as quais destaco suscintamente: a instalação das Subseções de Guará e Miguelópolis; convênios de desconto aos advogados e seus familiares com os cursos da FAFRAM, FFCL, Redil Vida Home Care, entre outros; instalação de divisória para adequação da sala de espera dos jurisdicionados e das testemunhas que vão fazer audiência no fórum; aquisições e atualizações dos equipamentos de informática (computadores, webcam, internet) e eletrodomésticos (geladeira, freezer, cafeteiras, micro-ondas), dentre outros.

Progresso: Quais os principais projetos para este futuro mandato?

Dr. Mário: No próximo triênio nosso compromisso com a advocacia visa focar em campanhas permanentes de valorização e defesa da classe, focando os temas de valorização dos honorários, ética, deveres e prerrogativas profissionais; elaborar cartilhas didáticas sobre temas relevantes da nossa classe; ampliar os convênios do Clube de Vantagens com o comércio local, para concessão de descontos para os advogados; criar grupos de estudos com assuntos atinentes ao jovem advogado, inclusive com criação de cartilhas didáticas; retornar aos eventos realizados pela Comissão de Cultura e núcleo regional da ESA; realizar eventos sociais e esportivos para promover maior interação entre os advogados; trabalhar para redução das falhar nos pagamentos das certidões de honorários advocatícios da assistência; criar um canal de apoio e auxílio às vítimas de assédio moral, sexual e de violência doméstica; criar a comissão de fiscalização do Exercício Ilegal da Profissão, dentre outros.

Progresso: A que fatores o senhor credencia a aprovação deste seu primeiro mandato na presidência da OAB?

Dr. Mário: Além dos nossos compromissos serem compartilhados pela advocacia ituveravense, a nossa Diretoria esteve sempre atenta e ao lado dos nossos advogados. Nunca deixamos um advogado ou advogada sem respostas e nunca deixamos de prestar ajuda a eles, seja em qualquer momento e em qualquer circunstância. Isto implica em grande responsabilidade para nós, que reafirmamos o nosso compromisso de buscarmos, no próximo triênio, dia após dia, todos os ideais em prol da classe com dignidade, independência e valorização da advocacia.

Progresso: Como foram definidos os demais integrantes da chapa? Qual sua expectativa para a atuação da Diretoria?

Dr. Mário: Nossa Diretoria é um grupo muito coeso, onde buscamos congregar capacidade, experiência, juventude, conhecimento administrativo e financeiro, visão mercadológica e digital, além de cada um de nós atuarem em áreas especificas, como Direito do Trabalho, Direito Cível, Direito Criminal e Direito Previdenciário, o que facilita identificar os problemas e a buscar soluções para nossa classe.

Progresso: Em sua opinião, qual a importância da OAB para Ituverava? Para os profissionais e para a cidade em geral?

Dr. Mário: A OAB de Ituverava não atua apenas na defesa intransigente da advocacia e das suas prerrogativas, mas atua também na defesa e vigilância do Estado Democrático de Direito, da Cidadania e dos Valores e Direitos da Sociedade. Durante esta atual gestão, acompanhamos diversos casos, através das Comissões de Prerrogativas e Ética e Disciplina, em que nossos advogados tiveram problemas no exercício regular da profissão. Cito, como exemplo, o caso em atuamos na conquista de uma medida protetiva judicial para resguardar a integridade de uma advogada que foi ameaçada e que teve o escritório invadido e depredado pelo marido da parte contrária à qual ela demandava. Como papel social à sociedade ituveravense, destacamos o Convênio da Assistência Judiciária Gratuita na qual fazemos nomeações de advogados para a população carente de nossa cidade que não tem condições de contratar advogado, convênio este firmado pela OAB/SP com a Defensoria Pública Estadual.

Progresso: Deixe uma mensagem para os colegas advogados, aos futuros profissionais que escolherem esta carreira, demais autoridades do município e à população em geral.

Dr. Mário: Agradeço, em nome da Diretoria eleita, aos 231 advogados que compareceram às urnas para escolha dos diretores de nossa Subseção os quais, 96% (221 votos) ratificaram a confiança em nosso trabalho, o que nos mostra que os nossos compromissos são compartilhados pela advocacia de Ituverava. Aos bacharelandos, a nossa carreira é muito fascinante, porém, ela é muito desafiadora, pois exige constantes atualizações e cursos, para que se possa alcançar destaque no mercado de trabalho. E quando passarem no Exame da Ordem, não deixem de seguir à risca o código de Ética e Disciplina que aprenderam durante a fase acadêmica. Às nossas autoridades municipais, quero deixar consignado que o nosso trabalho em conjunto, nas comissões instaladas pelo Município, são prioridades em nossa gestão, e estamos à disposição para auxiliar nos trabalhos em prol à nossa população.

Ao cidadão ituveravense, deixo o recado de que quando tiverem algum problema, procure sempre o auxílio de um advogado. Uma consulta é muito mais barata do que um processo futuro. Ademais, todo serviço advocatício é firmado por meio de contrato de honorários. Desconfie sempre daquela pessoa que oferece serviços jurídicos sem contratos de honorários, pois muito das vezes, essa pessoa não é advogado, ela não possui número de registro na OAB e está exercendo a profissão de forma ilegal. Na dúvida, procure a Subseção da OAB de Ituverava pelo telefone (16) 3839-0047 ou entre na página da OAB/ SP (www.oabsp.org.br) e consulte a seção Consulta de Inscritos.