Médico ituveravense é entrevistado na CNN

O conceituado médico ituveravense Dr. Publio Cesar Cavalcante Viana (CRM 106.654), que tem sido um dos grandes profissionais da área de Saúde do Brasil e que tem elevado com maestria e profissionalismo o nome de Ituverava, participou de um programa televisivo da emissora CNN Brasil, chamado “Sinais Vitais”, no último dia 24 de novembro. O programa Sinais Vitais da CNN Brasil inspirado no Vital Signs, formato de sucesso que é exibido na CNN americana. A versão brasileira é apresentada pelo renomado cardiologista Dr. Roberto Kalil, que traz os bastidores dos grandes hospitais do Brasil e os avanços da medicina inovadora.
Os temas da atualidade, as novas tecnologias e histórias de personagens/ pacientes são abordados pelo programa sob o olhar exclusivo dos médicos que exercem a profissão como verdadeiro sacerdócio. O programa exibido às 22:30h trouxe como tema: “Câncer de próstata: exames de prevenção e tratamentos”. Houve a participação de renomados médicos da área da urologia, cirurgiões, oncologistas e médicos da área de radiologia e medicina intervencionista.
Foi o caso do Dr. Publio Cesar Cavalcante Viana, que falou sobre a importância e a facilidade dos exames feitos por imagem, que podem salvar vidas. Ele concedeu depoimento ao Jornal O Progresso para falar sobre a participação no importante programa televisivo.
“Minha participação neste programa com profissionais extremamente competentes em suas áreas de atuação foi muito gratificante sobre a ótica pessoal, mas muito maior foi a oportunidade de participar na geração de informação instrutiva para a população em um tema de grande importância para a saúde masculina”, destacou. “Sou muito grato a toda a equipe do Dr. Kalil e CNN por poder fazer parte destes minutos de conscientização populacional que pode quebrar barreiras culturais em relação à saúde masculina e, com certeza, salvar vidas com a aderência dos homens aos programas de prevenção”, completou.
O conceituado médico Dr. Publio é Radiologista abdominal e Intervencionista do Inrad e Icesp-HC-FMUSP e do Hospital Sírio Libanês. Coordenador do Setor de Tomografia do Hospital Sírio-Libanês e também coordenador da Divisão de Radiologia Geniturinária do Inrad-HCFMUSP. Dr. Publio é formado em 2001 pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG (antiga Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro – FMTM). Cursou residência em Medicina Nuclear e Radiologia na USP. Foi editor do Manual da Residência do Hospital Sírio-Libanês de “Radiologia Diagnóstica Prática”. Participou de vários congressos mundiais de Radiologia e Cirurgia Intervencionista em Chicago, por exemplo, com vários trabalhos apresentados por sua equipe e mais de 16 prêmios.
Ele é casado com Marina Otoboni Viana e tem os filhos Eduarda Otoboni e Pedro Viana. O médico é filho de Jorge Luiz Cavalcanti Viana e Letícia Lacerda Cavalcanti Viana, diretores da Competir Sports e Fitness e tem os irmãos Inara (arquiteta e urbanista) e Jorge (engenheiro Agrônomo). Em Ituverava, ele estudou do Ensino Fundamental até o segundo ano do Ensino Médio no Colégio Nossa Senhora do Carmo (COC) e concluiu no Liceu Albert Sabin, antes de ingressar no curso superior de Medicina pela UFTM.