Vereadora indica Base do Corpo de Bombeiros para Ituverava

Ituverava tem a chance de implantar uma Base do Corpo de Bombeiros militar, como sede, através de convênio oferecido pelo Estado aos municípios. Atualmente, a base mais próxima da nossa cidade é a de Orlândia. E diante desta oportunidade, a vereadora Paula Yanosteac propôs indicação durante sessão ordinária na noite de quarta-feira, dia três de novembro, para que se inicie um diagnóstico detalhado quanto aos custos da implantação e manutenção deste serviço, as fontes de recurso possíveis para viabilização do mesmo e, em contrapartida, os inúmeros benefícios que o município teria em consequência desta possível parceria entre Estado e município.
A vereadora ressalta que toda tratativa em torno desta conjuntura abre portas de crescimento e ganho em vários aspectos para Ituverava e aponta algumas delas. Na área da segurança, naturalmente, já que com uma base instalada no nosso município o tempo de atendimento de uma ocorrência cai de 50 para 5 minutos, em média. Na prevenção de acidentes, podendo oferecer melhor fiscalização e regulamentação das medidas de prevenção à incêndio. No setor de comércio e empresas, já que existe um benefício para contratação de seguros prediais para cidades que sediam a corporação. No incentivo a instalações de novas empresas, que têm essa exigência como pré-requisito. Entre outros benefícios.
A parlamentar ainda argumenta que é muito oportuno relembrar, diante desta porta que se abre, o impacto negativo das inúmeras perdas que Ituverava já acumulou, ao longo dos últimos anos. Ainda de acordo com ela, foram empresas, órgãos e serviços que deixaram de se instalar no município ou que foram transferidos para outras cidades, por falta de apoio ou incentivo, em gestões passadas.
“Toda intervenção, no sentido de construir ou restaurar, tem custos, requer esforço, vontade política, mas também muito investimento e sozinho o Poder Público não consegue realizar tudo”, destaca.
“Por isso, convido a população a participar deste estudo. Precisamos de todos os segmentos produtivos, empresas de destaque, veículos de comunicação abertos a colaborar. Iniciativa privada buscando recursos e Poder Público gerindo com transparência e autonomia, trabalhando para devolver à sociedade bens e serviços que possam beneficiar a todos”, declara Paula.
A vereadora ressalta ainda o quanto podemos aumentar a visibilidade do nosso município, abrindo novas frentes para outras possibilidades com a implantação da corporação no nosso município. “Precisamos de políticas públicas que voltem seu olhar para os indicadores capazes de gerar emprego e desenvolvimento. Ituverava já é uma referência para vários municípios em algumas áreas como Educação, Saúde, Agropecuária e Comércio, oferecendo atendimento, cuidado e serviços. É o momento de assumirmos nosso protagonismo na microrregião e a partir disso nos destacarmos, expandindo em outras vertentes”, conclui a vereadora autora da indicação.