Ituveravense alia a paixão pelo videogame à Educação

Na tarde de três de novembro, o gamer ituveravense Thauan Gonçalves de Lima, que é técnico em informática e estudante de Matemática na UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), deu o pontapé inicial ao seu projeto que alia a paixão pelo videogame à Educação. Ele realizou uma palestra na Escola Estadual “Professor Olívio Peixoto”, em Jeriquara-SP, com a finalidade de explanar sobre transtornos como a depressão e ansiedade, e promover um debate de prevenção ao suicídio. Ele usou como suporte o mote do CVV – Centro de Valorização da Vida. O CVV, fundado em São Paulo em 1962, realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, seja por telefone, e-mail, entre outros meios de comunicação. Além do material do CVV, que foi usado como suporte, o ituveravense contou com apoio de profissionais gamers que atuam jogando e também têm canais no YouTube sendo, portanto, personalidades importantes do universo dos games: Rafafi el, campeão mundial e gamer do Corinthians; Daniel Nóbrega, campeão mundial e gamer atuante no Santos; Ester, do Canal no Youtube “Valeu Flaw”; e Willian César do Canal “Gamersdrunk”.
A ideia, que surgiu por conta própria, é atrelar o esporte à qualidade de vida como ferramenta de desenvolvimento individual e coletivo. Ou seja, a maneira como o esporte pode levá-lo a uma rotina saudável, prevenindo e/ou sendo um paliativo no tratamento de transtornos como ansiedade e depressão. Em sua palestra, Thauan detalhou sobre a função do CVV, e exibiu depoimentos de pessoas ligadas ao universo do videogame e que também ressaltam a importância de termos uma boa qualidade de vida, cuidando sempre da saúde física e mental.
A iniciativa de Thauan corrobora com uma visão muito revolucionária no sentido de levar a prevenção e o debate sobre a depressão e o suicídio, uma realidade infelizmente cada vez mais comum devido a diversos fatores, como a atual situação da sociedade em que vivemos, onde muitos são acometidos com transtornos como esses, muitas vezes acompanhados de situações gravíssimas como a de tirar a própria vida.
Em entrevista ao Jornal O Progresso, ele demonstrou sua satisfação pela realização da palestra na escola, e afirmou que esse projeto possui uma dimensão inimaginável. “Não possuo ligação com o CVV, porém, sobretudo no atual momento que vivemos, é preciso levar aos jovens a noção da importância de cuidar da saúde, prevenir doenças e também ter um hobby, por exemplo”, informou. “A minha iniciativa, que contou com a ajuda de amigos, possibilitou que os alunos abrissem suas mentes em relação ao tabu que é a depressão e o suicídio de uma forma saudável e descontraída”, definiu.
O jovem Thauan é filho de Moisés Carneiro de Lima e Isabel Cristina Gonçalves da Silva. Ele tem as irmãs Thainan e Gabriela; e a namorada Bruna.

Publicidade