Prefeitura abre cadastro para artistas e espaços culturais

A Prefeitura de Ituverava e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer estão realizando o Cadastro Municipal de Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura para direcionamento de políticas públicas para o setor cultural do município. O cadastro é destinado à trabalhadores (as) da cultura de todos os segmentos culturais (teatro, artes circenses, artes plásticas e visuais, fotografia, música, culturas populares, culturas africanas, dança, artesanato, literatura, audiovisual, hip hop, patrimônio histórico, etc) residentes no município de Ituverava.

O registro dos dados é fundamental para o acesso a editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural do município, bem como aos programas dos governos estadual e federal destinados à classe artística.

O Cadastro é realizado através do site www.ituverava.sp.gov.br e é dividido em 05 seções: Agentes da Cultura; Empresas, Entidades e Cooperativas Culturais; Espaços Culturais; Eventos Culturais; e Grupos Coletivos Culturais. Entenda cada seção:

Seção “Agentes da Cultura”

Agente da Cultura é a pessoa que atua em segmentos artísticos e culturais, participando da cadeia produtiva e de formação nos espaços culturais, incluindo artistas, contadores de histórias, produtores, técnicos, curadores, oficineiros, professores de escolas de arte, teatro, circo, dança, música, artes visuais, artesanato, artes plásticas, áudio visual e multimeios, capoeira, carnaval, cultura afro brasileira, cultura alimentar, cultura caiçara, cultura geek, cultura indígena, cultura popular, cultura urbana, design, diversidade sexual, patrimônio histórico e cultural, literatura e quadrinhos, mídia e arte, moda, produção cultural e organização de eventos.

Seção “Espaços Culturais”

Espaço cultural é todo aquele organizado e mantido por pessoas, empresas culturais, organizações da sociedade civil, organizações culturais comunitárias, instituições culturais, cooperativas com finalidade cultural e/ou grupos e coletivos de arte, com ou sem fins lucrativos, que sejam dedicados a realizar atividades artísticas e culturais.

Seção “Grupos e Coletivos Culturais”

Grupo ou coletivo cultural é toda aquela organização de profissionais com finalidade cultural que sejam dedicados a produzir e realizar a montagem de espetáculos, shows, performances, exposições, atividades formativas ou outras atividades artísticas e culturais.

Seção “Empresas, Entidades e Cooperativas”

São pessoas jurídicas, empresas, entidades ou sociedades cooperativas, destinadas à prestação de serviços de apoio ou realização de atividades artísticas e culturais. Seção “Eventos Culturais” Evento da área cultural é todo aquele cuja temática principal envolve um ou mais segmentos artísticos e culturais e é realizado com periodicidade permanente.

Mais informações sobre o cadastro podem ser obtidas na Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer de Ituverava através do telefone (16) 3839-1147.