Semana Brasil começa agora em setembro em todo o país

Pelo terceiro ano consecutivo, o varejo brasileiro se movimenta para a Semana Brasil, ação promocional para estimular o crescimento de vendas por meio da retomada segura e responsável das atividades econômicas. Promovida pelo Governo Federal e em parceria com várias entidades ligadas a Economia, a campanha, que será realizada entre os próximos dias 3 e 19 de setembro, já conta com ações de empresários de todo o Estado de São Paulo.

Com o avanço da vacinação e as medidas restritivas mais flexibilizadas, as perspectivas para essa edição são positivas em relação ao ano anterior, onde o empresário viveu grandes turbulências em relação ao fechamento do comércio para empresas consideradas Não Essenciais.

A expectativa de crescimento nas vendas em 2021 são as melhores possíveis, pois a circulação de pessoas e a volta da normalização do horário comercial ajudam nesta retomada da Economia local, segundo Vicente Paulo Vieira Júnior, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ituverava (ACII). Além da melhora dos índices de confiança, há diversas pesquisas que apontam a vontade das pessoas de consumir, esses dados apresentam um comportamento do consumidor que já tinha se manifestado positivamente no Dia dos Pais e que ainda continua prevalecendo em grande parte dos consumidores brasileiros.

As pesquisas apontam que o ticket de compra neste período ainda continua baixo e cauteloso, nesta hora a criatividade das empresas e as facilidades de pagamento serão um ponto importantes para estimular a venda para esse período. Alguns dos efeitos da pandemia são as análises de preços e as formas de pagamento facilitadas de cada empresa, isso vai ter um peso ao definir onde o consumidor vai realizar sua compra, e podem até gastar um pouco mais do que previsto caso as condições sejam favoráveis para ele.

Nesta hora, a estratégia da empresa é fundamental para que o consumidor veja a mesma como uma grande oportunidade de fazer negócios, a Semana Brasil traz essa oportunidade de vitrine para as empresas apresentarem seus produtos e suas condições de pagamento e vantagens. Em 2020, mesmo com a pandemia, as vendas no e-commerce cresceram na semana promocional em comparação ao ano de 2019, pois a ferramenta foi muito utilizada no período de fechamento do comércio na pandemia.

A campanha ajudou a puxar o movimento do varejo paulista na 1ª quinzena de setembro, que poderia ser melhor sem as condições restritivas impostas ao comerciante devido à pandemia.

Para esta edição, porém, acredita-se que os números serão positivos, pois é necessário trabalhar a data para gerar novas oportunidades de negócios entre as empresas e consumidores, proporcionando uma experiência positiva ao consumidor para que a data seja realmente carimbada em nosso calendário nacional.

A ideia da Semana Brasil é estimular o crescimento do varejo, através da retomada segura e responsável da Economia e dos empregos.