Ituverava terá II Jornada do Maio Furta-Cor

No município de Ituverava a Lei número 4.789/2023 institui o mês Maio furta-cor dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.

A Lei foi sancionada e promulgada pelo prefeito, Luiz Antônio de Araújo, e registrada em 24 de abril de 2023, e o projeto de lei foi apresentado pela vereadora Andrea Fonseca Yamada Scotte, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal.

No próximo dia 20 de maio, sábado, teremos a II Jornada Maio Furta-cor de Ituverava, das 8:30h às 11:30h, na sede do NAF (Núcleo de Apoio à Família José Plínio Romanini) antigo Anglo.

A equipe de organização da Jornada é composta por: Lívia Maria F. S. Cabrini, psicóloga clínica e Perinatal, educadora parental, representante nacional do movimento Furta-cor; Andiara Fontana, psicóloga clínica; Andréa Yamada, vereadora municipal; Dra. Indira Torres, Médica Ginecologista/ Obstetra de Alto Risco/ Medicina Fetal; Dra. Taís Chibini, Pós Graduada em Psiquiatria, Psiquiatria Infantil, TEA e TDAH; Dra. Luciene Peixoto Vaz, pediatra; Andreza Maeda, enfermeira da Santa Casa e Fafram; Daniela Urias, assistente social; José Constantino da Silva, presidente do IVVI e coordenador do NAF.

O evento conta com os apoios do NAF (Núcleo de Apoio à Família), Nami (Núcleo de Apoio à Mulher Ituveravense), IVVI (Instituto Valorização da Vida de Ituverava), Jornais O Progresso e Tribuna de Ituverava, e Prefeitura Municipal.

Conforme explicou a psicóloga Lívia Cabrini, Maio Furta-Cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos, democrática e apartidária que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Visa realizar ações de conscientização ao longo de todo o mês de maio, época em que celebramos nacionalmente o mês das mães.

“Nossa campanha existe desde 2020 e em três anos já aprovamos mais de 30 leis Maio Furta-cor, sendo três estaduais (PR, SE e DF) e um projeto de lei Federal. E nossos mais de 250 representantes estão presentes em quatro continentes (América, África, Ásia e Europa) e em mais de 12 países”, informa.

“Não é possível promover saúde mental materna e transformar a assistência atual sem a construção de políticas públicas de saúde e leis que amparem e assistam à integralidade da saúde das mulheres-mães”, afirma Lívia.

“Esperamos que este evento traga visibilidade a este tema tão importante e que além das mães outras pessoas possam se envolver nesta causa! Aguardamos também os pais, avós, padrinhos e madrinhas, babás, professores e todas as pessoas da nossa comunidade. Afinal, como dizia o provérbio africano: ‘É preciso uma Aldeia para educar uma criança!”, ressalta a organizadora.

“Para uma maternidade mais leve e feliz precisamos de rede de apoio e de políticas públicas! Só é possível mudar o mundo, cuidando de quem cuida de todo mundo!” Faça parte deste movimento também! Esperamos a todos, dia 20!

A entrada será gratuita, mas caso as pessoas queiram colaborar com projetos sociais podem levar leite ou óleo no dia do evento.

Pedimos a gentileza de fazerem sua inscrição prévia pelo QR Code ou pelo link: https://bit.ly/jornadamaio-furtacorituverava.

PROGRAMAÇÃO DA 2ª JORNADA MAIO FURTA COR EM ITUVERAVA

8h-8:30h: Recepção

8:30 – 9h: Abertura e Aquecimento com a fisioterapeuta Amanda Ferreira

9h – 10h: Palestra Saúde Mental Materna: com as psicólogas Lívia Maria

S. Cabrini e Andiara Fontana, Obstetra Dra. Indira Torres e enfermeira Andreza Maeda.

10h – 10:30h: Intervalo e Café

10:30h – 11:30h: Rodas de Conversas Simultâneas

Sala 1: Gestantes e Tentantes: Dra. Indira Torres

Sala 2: Mães Solo: Dani Urias

Sala 3: Mães Atípicas: Dra. Luciene Vaz e Dra Taís Chibini

Sala 4: Beleza e Autocuidado: estilista Karen Mine

*Durante todo o evento teremos Exames Preventivos, Aferição de pressão

arterial e teste de glicemia; Oficinas do NAF e Plantão do NAMI; Recreação.

Publicidade