ETEC de Ituverava abre inscrições para Vestibulinho

Estão abertas as inscrições para o Vestibulinho de ETEC (Escola Técnica) Professor José Ignácio Azevedo Filho de Ituverava. As inscrições iniciaram na terça-feira, quatro de abril, e se estender até às 15 horas, do dia oito de maio.

Na instituição serão ofertados os cursos Técnicos em Logística e Química, ambos no período noturno e com 40 vagas. A prova será realizada de forma presencial em quatro de junho, a partir das 13:30 horas.

A ETEC está em funcionamento desde 2010, portando 13 anos. São cerca de 3.000 alunos formados, entre cursos de ensino médio, ensino médio integrado e cursos técnicos, totalizando cerca de 200 turmas.

Nos cursos técnicos noturnos, podem se inscrever alunos com ensino médio completo e ou que estejam cursando o 2° ano do ensino médio/eja, portanto, os cursos são para jovens e adultos interessados em se qualificar.

Estrutura

Conforme explicou o diretor, Leandro Rondado, ETEC José Ignácio conta com uma ampla estrutura: 9 salas de aula, uma sala de reuniões para 80 pessoas. Todas as salas equipadas com Smarts TVs e internet, além de 8 laboratórios de informática, uma sala Maker com impressora 3D, um laboratório de química. Além disso, um corpo docente altamente qualificado e com experiência profissional em diversas grandes empresas da região.

A escola é uma Unidade do Centro Paula Souza, maior centro e educação tecnológica da américa latina, oferecendo centenas de cursos técnicos e diversas modalidades de ensino médio.

O Centro Paula Souza inclusive recebeu em 2021 o credenciamento como centro de pesquisa e tecnologia para secretaria de desenvolvimento tecnológico do Estado de São Paulo, o que significa que cada ETEC pode fomentar pesquisas, fechar parcerias e oferecer soluções para problemas da comunidade.

Isso converge para os bons resultados que nossa Escola obtém, seja no mercado de trabalho (empregabilidade e estágio), como também no ingresso no ensino superior, para se ter uma ideia, nesse início de 2023, houve mais 30 aprovações de alunos do ensino médio/integrado em Faculdades Federais/Estaduais e Prouni. Fruto de um trabalho sério e de uma instituição consolidada.

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos são extremamente importantes, pois oferecem aos alunos habilidades práticas e conhecimentos específicos em uma determinada área, preparando-os para o mercado de trabalho em uma indústria específica.

Eles geralmente são mais curtos e mais acessíveis do que cursos universitários, permitindo que os estudantes ingressem no mercado de trabalho mais rapidamente e com menos dívida educacional.

Além disso, os cursos técnicos também são importantes porque ajudam a preencher uma lacuna de habilidades na força de trabalho. Muitos empregadores têm dificuldade em encontrar profissionais qualificados com as habilidades necessárias para preencher seus cargos. Fornecem aos alunos habilidades específicas em áreas como tecnologia, saúde, manufatura, logística, entre outras, que os empregadores estão buscando.

Também são importantes porque permitem que os alunos tenham mais flexibilidade em sua educação e carreira. Os alunos podem escolher cursos técnicos em uma ampla gama de áreas, dependendo de seus interesses e objetivos de carreira.

Além disso, muitos cursos técnicos são oferecidos á noite ou online, permitindo que os alunos trabalhem enquanto estudam ou equilibrem outras responsabilidades pessoais. Podem ajudar a melhorar a mobilidade social.

Como são mais acessíveis, os cursos técnicos oferecem a oportunidade para que indivíduos de diferentes origens socioeconômicas tenham acesso a habilidades e conhecimentos específicos que podem levar a uma carreira bem remunerada. Isso pode ajudar a promover a igualdade de oportunidades e a reduzir a desigualdade econômica.

Só para ter uma ideia a respeito de cursos técnicos: Segundo dados do Ministério da Educação, em 2020, havia mais de 1,7 milhões de alunos matriculados em cursos técnicos no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o número de matrículas em cursos técnicos no Brasil aumentou 11%, entre 2015 e 2019.

Em uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada em 2019, 82% dos empresários brasileiros entrevistados afirmaram que têm dificuldade em encontrar profissionais com as habilidades técnicas necessárias para preencher suas vagas de emprego. Segundo dados do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em 2020, a área de tecnologia da informação foi a que mais empregou profissionais formados em cursos técnicos no Brasil, seguida pelas áreas de energia e meio ambiente, alimentos e bebidas, e mecânica.

No mundo, a Alemanha e conhecida por um sistema de educação técnica muito forte. Em 2019, mais de 50% dos estudantes do ensino médio na Alemanha estavam matriculados em programas técnicos de formação profissional.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2018, a taxa de matrícula em cursos técnicos em países da OCDE era de 41%, em comparação com uma taxa de 20% em cursos universitários.

Segundo dados do Eurostat, em 2019, a Alemanha, a Áustria e a Suíça eram os países da União Europeia com maior percentual de estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio ou superior.

Com isso, podemos perceber que o Brasil ainda é deficitário quando o assunto é oferta de cursos técnicos, o Centro Paula Souza vai de encontro com a tendência dos países desenvolvidos.

Assim, os cursos técnicos são fundamentais para fornecer habilidades específicas e conhecimentos práticos em uma variedade de áreas, preparando os alunos para o mercado de trabalho e preenchendo uma lacuna de habilidades na força de trabalho. Eles também fornecem mais flexibilidade em termos de educação e carreira e podem ajudar a melhorar a mobilidade social e a igualdade de oportunidades.

Mais informações em: http://www.vestibulinhoetec.com.br

Publicidade