Aprovado projeto Maio Furta-cor em Ituverava

Em sessão ordinária Câmara Municipal na noite de terça-feira, dia quatro de abril, foi aprovado o Projeto de Lei de autoria da vereadora, Andréa Fonseca Yamada Scotte (PL), que foi encaminhado para sanção por parte do Poder Executivo e tornar-se lei municipal;

O PL institui, no âmbito do Município de Ituverava, o Mês Maio Furta-cor, dedicado às Ações de Conscientização, Incentivo ao Cuidado e Promoção da Saúde Mental Materna.

Estas ações poderão ser desenvolvidas através de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, entre outras, sempre priorizando a conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna.

A proposta prevê também o incentivo aos órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas sobre o tema objeto desta proposta.

A saúde mental materna é um tema de extrema relevância, especialmente em um contexto pós pandemia em que as mulheres foram extremamente sobrecarregadas e diante disso, nasce uma campanha que é gratuita, voluntária, espontânea, inclusiva, antirracista, democrática, horizontal, laica, desburocratizada, descentralizada, social, apartidária, transdisciplinar e colaborativa.

“Neste sentido, convidamos a toda população para apoiar esta campanha”, convida a psicóloga, Livia Maria Cabrini, uma das organizadoras em Ituverava.

Esta ação existe desde 2021 e em dois anos de campanha foram aprovadas mais de 30 leis ‘Maio Furta-cor’, sendo três estaduais (PR, SE, DF). Também está presente em quatro continentes (América, África, Europa e Ásia) e em mais de 17 países.

O movimento Furta-cor existe com o intuito de transformar a avalanche de dor e sofrimento materno em uma verdadeira onda de cuidado, afeto e legitimação dos sentidos do maternal.

Em Ituverava, acontecerá a ‘II Jornada Furta-cor de Ituverava’, no dia 20 de maio, sábado, das 8:30 às 11:30 horas na sede do NAF (Núcleo de Apoio à Família José Plínio Romanini).

“Só é possível mudar o mundo cuidando de quem cuida de todo mundo! Vem com a gente?”, este é o lema da campanha.

Confira no quadro a equipe que está engajada no movimento em Ituverava:

– Lívia Maria F. S Cabrini, psicóloga clínica e Perinatal, educadora parental, representante nacional do movimento Furta-cor.

– Andiara Fontana, psicóloga clínica, coordenadora do CREAS.

– Andrea Yamada, vereadora municipal.

– Dra. Indira Torres, Médica Ginecologista/Obstetra de Alto Risco/Medicina Fetal.

– Dra. Taís Chibini, Pós Graduada em Psiquiatria, Psiquiatria Infantil, TEA e TDAH.

– Dra. Luciene Peixoto Vaz, pediatra.

– Andreza Maeda, enfermeira.

– Daniela Urias, assistente social.

– José Constantino da Silva, presidente do IVVI e coordenador do NAF.

Publicidade