Paróquias têm programações para Semana Santa

Estamos às portas das celebrações mais importantes para a fé católica, teve o seu início no domingo, dia 02 de abril, com a celebração de Ramos, que é a entrada de Jesus em Jerusalém.

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, o momento mais forte das celebrações para todos os católicos, pois essa semana com as diversas celebrações que se prepara para a Festa da Páscoa, quando será celebrada a Ressureição de Jesus.

As duas paróquias de Ituverava: São João Batista e Nossa Senhora do Carmo têm celebrações durante toda a semana.

Em entrevista, os padres, Adailson Ferreira de Oliveira da Paróquia São João Batista e Danilo Juscelino da Silva da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, falaram sobre a importância da comunidade participar da programação.

São João Batista

“Na celebração de Domingo de Ramos fazemos memória da paixão de Jesus. Esta celebração é marcada pela procissão, os fiéis carregam ramos nas mãos, lembrando o povo da época de Jesus que cantavam hosana ao Filho de Davi e assim receberam Jesus com uma entrada triunfal na cidade Santa Jerusalém”, informa o pároco da São João Batista.

“A paróquia São João Batista terá duas missas nesse dia, uma às 7:30 da manhã com procissão, saindo da praça do coreto (praça da escola Manuel Ramos) até a matriz São João Batista. E a outra será às 19h na matriz São João Batista. Nesse dia a participação dos fiéis é muito grande, pois durante quase quarenta dias de quaresma nos preparam para esse momento”, descreveu Adailson.

“O ponto alto da semana santa é o tríduo pascal que terá início na Quinta-feira Santa, seis de abril, com a Missa da Ceia do Senhor e rito do lava pés, durante a celebração o sacerdote lava os pés de alguns fiéis como Jesus fez com os apóstolos e na sequência da missa temos a instituição da Eucaristia nesta celebração também lembramos da instituição do Sacerdócio, celebraremos na São João, às 19:30”, destacou o padre.

“Na Sexta-feira Santa, 07 de abril, a igreja faz memória da morte de Cristo na Cruz, temos a celebração da Paixão do Senhor às 15 horas, é o momento exato da morte de Cristo, por isso tradicionalmente celebramos nesse horário. Esta celebração é marcada pelo silêncio, tendo o seu momento forte na adoração da Cruz, onde os fiéis veneram a Cruz de Cristo, pois nela fomos salvos”, ressalta.

Encenação da Paixão de Cristo

Às 20 horas, na matriz São João Batista na Sexta-feira Santa, apresenta novamente o que se tornou tradição na paróquia: a encenação da Paixão de Cristo, que será novamente um momento de muita fé e oração. Trata-se de um evento marcante para quem tiver a oportunidade de assistir, sempre muito bem ensaiado e interpretado pelos ituveravenses.

“Os ensaios continuam acontecido com muito empenho por parte dos integrantes da encenação da paixão, tenho certeza que será um momento forte, emocionante marcado pelas cenas que retratam os últimos momentos de Jesus antes de sofrer a sua morte e também pela oração”, esclarece padre Adailson.

“No sábado Santo, dia 08, temos a vigília Pascal, uma celebração marcada por vários símbolos e ritos, a igreja permanece no escuro, temos a benção do fogo novo, o círio Pascal que simboliza Jesus Ressuscitado que entra na igreja à medida que os fiéis acendem suas velas e finalmente o anúncio da Páscoa: Jesus Ressuscitou, a partir dessa Missa os fiéis voltam a cantar o Aleluia que durante toda a quaresma ficou suspenso, agora é Páscoa. A vigília Pascal será celebrada na matriz São João Batista, às 19:30 horas”, afirma o padre.

“Convido os fiéis católicos a participarem nesses dias das diversas celebrações e momentos de orações que teremos durante toda a Semana Santa”, conclui Adailson.

Nossa Senhora do Carmo

“Esperamos que a participação nas celebrações da Semana Santa em nossa paróquia seja expressiva e massiva, pois são as celebrações mais importantes do ano para um cristão católico”, também convida o padre Danilo.

“O centro de toda a vida litúrgica é a celebração da Páscoa, e desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa nós somos convidados a entrarmos e vivermos esse mistério de amor no qual Deus nos salva e redime”, exorta o vigário da Nossa Senhora do Carmo.

Procissão do encontro

Sobre a procissão do encontro, o padre Danilo destaca que desde 2012 as paróquias de Ituverava retomaram a tradição de fazer esta procissão que será na segunda-feira.  

“Ela quer expressar o encontro doloroso do Cristo que caminha para a sua Paixão e sua Santíssima Mãe que o acompanha com o coração doloroso, para representar isso a imagem do Senhor dos passos sai de um ponto e a Senhora das Dores de outro e terminamos fazendo o encontro dessas duas imagens, assim faremos em nossa paróquia nesse ano novamente com a imagem de Cristo saindo do Cristo Redentor e a de Maria da nossa igreja Matriz”, acrescenta o padre.

Publicidade