A ETEC (Escola Técnica) Professor José Ignácio Azevedo Filho iniciou ano letivo de 2023 contanto com 17 turmas e um total de 680 alunos matriculados. Na instituição são oferecidos os cursos técnicos em Administração, Recursos Humanos, Transações Imobiliárias, Programação de Jogos Digitais, Farmácia e Química, além de Ensino Médio com Habilitações Técnicas em Desenvolvimentos de Sistemas, Meio Ambiente e Serviços Jurídicos.
Todos proporcionando grandes oportunidades para jovens de Ituverava e região. Para o diretor da Etec de Ituverava, professor Leandro Rondado, cada ano letivo tem um sabor diferente.
“Se de um lado é a continuidade das turmas que já estão na escola, por outro é um novo ciclo para os ingressantes. Então é um momento muito especial que toda a equipe da escola leva muito a sério. É momento de acolher e reacolher alunos e professores e pais com intuito de mostrar o ambiente para que todos envolvidos com a escola possam se sentir pertencentes à ela”, descreve sobre o início das atividades.
Ela ainda informa que o cotidiano da ETEC é sempre regado com muitos projetos e carregados de expectativas. “Nesse ano de 2023, estamos reiniciando os cursos de ensino médio em Período Integral de acordo com a nova legislação da BNCC, tais cursos terão mais horas-aulas em diferentes disciplinas além de disciplinas específicas voltadas para iniciação científica e projetos acadêmicos”, informa.
Rondado lembra que nos cursos noturnos a Etec conquistou cursos novos nos semestres anteriores, que nesse ano letivo teve continuidade como projetos de empreendedorismo, inovação, projeto de vida, projetos socioemocionais e ações sociais. “Além de tudo isso, eventos comemorativos, atividades de integração e semanas temáticas. Enfim, as expectativas são as melhores possíveis”, adianta o diretor.
Planejamento
Segundo o diretor a ETEC possui um calendário escolar com uma série de reuniões para discutir assuntos pedagógicos e administrativos.
“O ano letivo 2023 na verdade começou a ser planejado em reuniões de dezembro de 2022, quando discutimos resultados e já preparamos ações e projetos para o início do ano, além disso o corpo docente ao longo de fevereiro participará de reuniões formadoras para refinar as ações propostas e aplicá-las em aulas”, esclarece.
Ele informou que a primeira reunião aconteceu no sábado, dia 04 de fevereiro, sendo discutidos projetos interdisciplinares e sua aplicabilidade no mundo do trabalho e acadêmico.
Aula inaugural
Para início no dia primeiro de fevereiro das atividades a ETEC promoveu uma aula inaugural ministrada pelo professor Rodrigo de Oliveira Medeiros sobre o tema “Motivação, Inovação e Propósito”.
O palestrante possui graduação em Direito e Pedagogia, Especialista em Direito Penal, Mestre em Educação, Licenciando em História, Coordenador de Projetos Educacionais na Supervisão Regional São José do Rio Preto, Professor Universitário, Advogado, Humanista, Pesquisador da Inteligência Emocional e se intitula como “eterno aprendiz na busca de conhecer a si mesmo”.
Desta forma, já faz o acolhimento dos alunos no primeiro dia de aula, mas sempre de forma muito protocolar; apresentando a escola, professores, equipe e normas.
“Entretanto, entendo que tanto alunos quanto professores necessitam de um algo a mais, e no primeiro dia de aula é como o primeiro encontro, ‘precisa fazer brilhar os olhos’, então durante o mês de janeiro, buscamos temas que tivessem sentido para alunos, professores, pais e funcionários”, salientou.
“Portanto, o objetivo central foi encontrar alguém que pudesse fazer uma palestra coletiva, mas que o tema pudesse impactar de forma diferente em cada um, trazendo reflexões para os ouvintes”, comentou em entrevista.
“Então, iniciamos a busca, o primeiro nome que já apareceu foi o Professor Rodrigo, pois já tínhamos o prazer de assistir lives com ele. Sabíamos da dificuldade logística para trazê-lo pessoalmente devido aos seus compromissos profissionais, entretanto, não medimos esforços. O tema abordado foi: motivação, inovação e propósito: por que praticar isso na escola?”, ressaltou Rondado.
“O Professor Rodrigo abordou o tema de forma nada convencional, enfatizando que não existem regras prontas, e que cada individuo precisa se conhecer, respeitar seus limites, e sobretudo viver o processo antes de focar apenas no objetivo final”, observou o diretor.
A ETEC
A Etec Professor José Ignácio Azevedo Filho está em atividade desde 2010, já passaram pela escola e concluíram os cursos cerca de 3200 alunos. A escola atende além de Ituverava (e seus distritos) os municípios vizinhos como Guará, Jeriquara, Buritizal, Aramina e Ipuã.
“A presença de uma escola com a qualidade da Etec Professor José Ignácio, é de suma importância para o Município e região, pois oferece à população a oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho, de ter novas oportunidades profissionais”, declara o diretor da instituição.
Através da ETEC, os jovens de Ituverava também podem cursar um ensino médio de alta qualidade, em consonância com o novo ensino médio e totalmente gratuito. Além disso, nos cursos noturnos as oportunidades são tanto para jovens quanto para adultos, sobretudo o ambiente enriquecedor, pois alunos de variadas idades simulam a rotina fora da escola, assim a troca de experiência transcende os conteúdos apresentados, portanto, estudar na Etec é sinônimo de oportunidades, sucesso profissional e crescimento como ser humano.