O ensino primário em Ituverava

Tem tomado vigoroso impulso o ensino primário em Ituverava. Sede de Inspetoria Escolar, com jurisdição sobre Miguelópolis e Igarapava, estão sob seu controle: o Grupo Escolar local, suas escolas isoladas estaduais e municipais. Grupo Escolar do Bairro Capivari, Grupo Escolar do Bairro São Benedito, escolas estaduais de Miguelópolis, Grupo Escolar de Miguelópolis, Grupo Escolar de Igarapava, escolas isoladas de Igarapava, Grupo Escolar de Aramina, Grupo Escolar de Buritizal e o Grupo Escolar “Cel. Quito Junqueira”.

O Grupo Escolar “Fabiano Alves de Freitas”, desta cidade, é um dos maiores, senão o maior da região. Conta atualmente com 24 classes, com uma sede magnificamente instalada. No momento em que colhemos estas informações, a matrícula em vigor era a seguinte: Grupo Escolar local: 941 alunos; escolas isoladas estaduais: 313; escolas isoladas municipais: 203. Número de escolas: 8 estaduais e 6 municipais.

Projeta-se, atualmente, a criação de pelo menos mais 3 escolas isoladas estaduais e a criação de um 2° Grupo Escolar na sede do munícipio, com 4 classes.

Pertence o nosso munícipio à 32° Delegacia do Ensino, com sede na cidade de Franca, sendo Delegado do Ensino, o professor Antônio Fachada. São seus colaboradores os seguintes Inspetores Escolares: professores Benedito Pais Silvado, Celso Toledo Tavares, José Ordonis da Graça e Felício Masciotro. Este atualmente comissionado em São Paulo, no Serviço de Educação de Adultos.

Os dignos professores que exercem o magistério no Grupo Escolar de Ituverava, têm desenvolvido intensa e salutar atividade com o fito altamente patriótico de proporcionar a essa casa de ensino primário, uma eficiência acima do comum.

E, graças também aos esforços desses denodados servidores do progresso intelectual do Brasil, assistimos aqui a um desenvolvimento invulgar das classes noturnas dedicadas à alfabetização dos adultos, dentro dessa campanha em tão boa hora promovida em terras brasileiras.

Dissemos graças aos esforços desses professores, porque naquele curso, vários deles, de ambos os sexos, voluntariamente prestam a sua inestimável cooperação lecionando àqueles que, em criança, não tiveram a oportunidade de receberem os rudimentos tão necessários à luta pela vida.

Fazendo menção, nesta página, ao estado alentador do ensino primário em Ituverava, não podíamos deixar de expressar, também, a nossa admiração e os nossos ecômicos aos professores primários que aqui labutam, bem como a todo o professorado paulista.

 

A “Cidade” há 34 anos

Nota inserta no primeiro número do nosso semanário, em 31 de maio de 1914:

GRUPO ESCOLAR

“É-nos grato referir que esta casa de instrução, em tão boa hora criada em Ituverava, tem produzido animadores resultados, ainda que lhe falte parte do pessoal docente. E para depois das férias de junho que se espera a vinda das novas professoras que deverão preencher as vagas existentes na seção feminina.

A população já teve o prazer de assistir as comemorações cívicas de 21 de abril e 13 de maio, o que lhe demonstrou o esforço dos professores para serem obtidos tão belos resultados.

O movimento atual do Grupo é o seguinte: Matrículas de alunos do sexo masculino: 127; Idem do sexo feminino: 110; Idem geral: 237 alunos. Frequência média de abril: 203,8. Porcentagem de frequência: 85,9%.

Publicidade