Aluno da Humberto França é destaque em leitura e redação

Em 2022 ele leu mais de 100 livros e, escreveu e ilustrou obra de sua autoria

O adolescente, Luiz Roberto Maia de Souza Filho, de 13 anos, sempre gostou de ler. Incentivado pela mãe, Eliana Custódio Daniel dos Santos e pelo padrasto, Ricardo dos Santos, Luiz sempre teve livros em casa.

Mas, em 2022, através da iniciativa da sua professora de português, Maria Alice Ribeiro Gabriel, Luiz leu mais de 100 livros, todos emprestados pela biblioteca da Escola Humberto França, onde cursava o 8° ano.

Tudo começou quando a professora, Maria Alice, emprestou ao aluno o livro Contos de Andersen, no início do ano. Luiz se apaixonou pelo livro, que tornou seu preferido, e despertou nele a vontade de ler mais.

Depois disso, o aluno passou a ir diariamente na biblioteca da Escola Humberto França, onde era recebido pela responsável, Maria Conceição Avanci Palhares, que conversava e incentivava Luiz Roberto e realizava o empréstimo dos livros para o aluno.

Os colegas de sala de Luiz Roberto brincavam que ele morava na biblioteca, e Luiz incentiva os amigos a adquirir hábitos de leitura, assim como ele.

Além de ler, em 2022, Luiz adquiriu um novo hobby: a escrita. Enquanto assistia televisão, o adolescente, por iniciativa própria, escrevia uma história.

Aos poucos, Luiz ia mostrando a história à sua mãe, à professora Maria Alice, e à Maria Conceição, que davam conselhos e incentivavam Luiz Roberto a terminar o livro.

Quando terminou, Luiz montou seu livro em folha sulfite, a lápis, com seus próprios desenhos, e entregou à professora, que mostrou o trabalho do aluno à direção da Escola Humberto França, através da diretora, Valéria Teoro.

No final do ano, a Escola Humberto França realizou uma premiação aos alunos que mais leram durante o ano letivo de 2022, e Luiz Roberto foi premiado em 1° lugar. No dia da premiação, a escola convidou a mãe de Luiz para ir até à escola, e surpreendeu a mãe e o filho, ao entregar 10 cópias editadas do livro “Uma Aventura e Um João-de-barro”, escrito por Luiz.

“Elas me esconderam direitinho, achei que só participaria da premiação, e ao ver os livros do meu filho impressos não consegui segurar a emoção”, relata a mãe, Eliana Custódio Daniel dos Santos.

Depois disso, Luiz Roberto virou destaque na escola e em toda Rede Municipal de Ensino. Recentemente, o aluno, sua mãe e representantes da Escola participaram de uma entrevista nas rádios locais para contar a história do adolescente.

Cópias do livro escrito pelo aluno estão na biblioteca da Escola Humberto França, para empréstimo aos alunos.

“Eu só tenho que agradecer a minha mãe e toda a minha família, que sempre me apoiaram; à minha professora, Maria Alice, à Maria Conceição e a diretora, Valéria, por todo o incentivo. Não imaginava que seria possível ver um livro meu dessa forma, e fiquei muito feliz quando recebi”, destaca Luiz Roberto.

A diretora, Valéria Teoro, parabenizou o aluno. “Temos muito orgulho do nosso aluno, Luiz Roberto. Acompanhamos sua dedicação na leitura de tantos livros, e ficamos muito felizes ao ver seu desempenho na escrita do seu livro. Quero agradecer a todos os profissionais da escola que o incentivaram durante todo o ano; à Secretaria da Educação pelo apoio; e ao Luiz Roberto, parabéns por toda dedicação e talento”, ressalta.

O prefeito, Luiz Araújo, também ressaltou a dedicação do aluno. “A história do Luiz Roberto é um exemplo para todos nós, pois o hábito da leitura é capaz de estimular o raciocínio, à criatividade, desenvolve o pensamento crítico, e tantos outros benefícios. Com certeza, esse é apenas o início de uma história de muito sucesso”, declara o prefeito.

Publicidade