ETEC desenvolve projeto “Carta Aberta”

A ETEC (Escola Técnica) Professor José Ignácio Azevedo Filho, de Ituverava, desenvolveu o projeto Carta Aberta. A proposta contou com a participação dos alunos, sob as orientações dos professores, Luciano Alves Costa e Cristiana Vieira Batista Caliman.

Os alunos participantes foram do 1° e 2° ano do ensino médio com habilitação técnica em serviços jurídicos (MTEC) e todo o trabalho foi desenvolvido nas disciplinas de projeto integrador.

A conclusão do trabalho contou com a presença de autoridades municipais, o vice-prefeito, Marcos Antônio Sampaio, representando o prefeito, Luiz Araújo, o servidor Edmar Gomes Fernandes, do departamento jurídico da prefeitura, e os vereadores, Ana Paula Yanosteac Rodrigues Mário, Marcelo de Oliveira Cirilo e Rafael Fernando Mendonça de Freitas Mattos.

Também prestigiaram e apoiaram o projeto, o diretor da Etec, Leandro de Sousa Rondado, e a orientadora educacional, Simone Raiz Coelho Brunelli.

Objetivo

Conforme explicou a professora, Cristiane, o objetivo do projeto foi conscientizar os alunos como cidadãos, proporcionando oportunidades de serem participativos na sociedade onde puderem verificar necessidades nos bairros que vivem ou elogiando ações e projetos realizados pela prefeitura e vereadores.

Alunos

De acordo com a professora, os alunos durante alguns dias realizaram uma investigação no bairro onde residem, para verificar alguma melhoria que houvesse a necessidade de relatar as autoridades competentes, a fim de tentar sanar eventuais problemas ou elogiar ações ou projetos desenvolvidos pela prefeitura e vereadores no município de Ituverava, em seguida, durante as aulas elaboraram uma carta individualmente, onde puderam relatar de maneira pessoal o que consideravam importante.

Etapas

“O projeto foi desenvolvido em dois meses, pois foram necessárias aulas teóricas para transmitir aos alunos conceitos de cidadania, participação ativa como cidadãos participativos da sociedade, direitos, deveres, pois são integrantes na construção da nossa sociedade democrática”, informa Cristiane.

Cidadania

‘O projeto está sendo realizado para que nossos alunos possam ter consciência que precisam exercer direitos e deveres de forma plena, para que contribuam de maneira individual e autônoma na sociedade”, ressalta a professora.

“Dessa maneira, estão sendo preparados através de uma educação integral caracterizada por ser uma formação que trabalha diversas dimensões dos alunos, preparando-os para trabalhar em equipe, preocupando com o coletivo”, informa.

A docente esclarece que “a formação integral do aluno é importante porque trabalha o desenvolvimento do adolescente de modo que eles tenham relações humanas mais amplas, que sejam capazes de dimensionar o afeto, o bem-estar e os valores dos indivíduos, indo além dos aspectos relacionados à racionalidade ou à cultura do indivíduo”.

A professora adiantou que o trabalho terá sequência nos próximos anos. “Para o próximo ano, será realizados outros projetos ligados à cidadania sim, pois nosso compromisso com a educação é proporcionar sempre amplos conhecimentos aos alunos, para que possam exercer o papel de cidadão consciente, participativo e responsável na sociedade e contribuir para o crescimento do nosso munícipio”, conclui.

O prefeito, Luiz Araújo, parabenizou a iniciativa. “Precisamos, cada vez mais, de cidadãos atuantes, que possam identificar e propor melhorias para que, juntos, possamos construir uma cidade melhor para todos. Quero parabenizar a ETEC, através da direção, professores e funcionários por essa iniciativa, e agradecer o empenho e dedicação de todos os professores e alunos”, ressalta o prefeito.

Publicidade