Diretor de patrimônio da entidade orienta empresários, colaboradores e consumidores
O final de ano é uma época que o fluxo de consumidores no comércio aumenta significativamente, devido às compras de Natal e do ano novo.
Entretanto, são cada vez mais frequentes pequenos roubos e furtos no comércio neste período em que empresários e colaboradores trabalham em horário especial.
Para diminuir as ações de criminalidade, uma das atitudes mais frequentes tomadas pela classe empresarial são as instalações de câmeras de segurança, alarme e monitoramento da empresa 24 horas por dia.
Essas ferramentas são fundamentais para que o empresário possa inibir as ações de bandidos e diminuir prejuízos com furtos e roubos de mercadorias e outros bens da empresa.
Além de identificar os criminosos, essas ferramentas ajudam no trabalho da Polícia Militar e da Polícia Civil, em uma futura investigação criminal, caso haja necessidade.
Essas ferramentas permitem também uma segurança de 24 horas nos locais onde são instaladas, além de proporcionar mais segurança no ambiente de trabalho para os colaboradores, como também para os clientes, que além das compras, estão carregando seus pertences e podem ser abordados dentro da empresa e serem furtados.
Com o horário especial de final de ano das empresas de Ituverava tendo sido iniciado no dia 09 de dezembro, a ACII (Associação Comercial Industrial de Ituverava) através de seu diretor de patrimônio, Winston Ribeiro (Barão), proprietário da empresa Quero Segurança, orienta a classe empresarial.
Ele alerta sobre os cuidados a serem tomados pelos empresários e consumidores neste período de compras de final de ano, explicando que os equipamentos de segurança devem estar 100% operantes e instalados corretamente.
“É importante frisar que os equipamentos de segurança de uma empresa devem ser periodicamente revisados, para que tenhamos um sistema operante 24 horas, mas no final de ano, essa manutenção se torna obrigatória, pois com as chuvas nos períodos dos meses de novembro e dezembro com grandes volumes podem afetar o material de segurança instalado., ressalta Barão.
O empresário e diretor da ACII explica que os cuidados que as empresas devem ter com seus equipamentos de segurança e lembra que os consumidores também precisam adquirir hábitos que ajudam a diminuir as tentativas de assaltos.
Segundo ele, aproveitar o horário especial do comércio para evitar grandes aglomerações, evitar de andar com grande volume de dinheiro e levar apenas o necessário, deixando sempre visível seus pertences.
“Os consumidores que optarem por fazer suas compras à noite, é importante sempre estar acompanhado, evitar de estacionar carros e motos em ruas escuras e com pouco fluxo de pessoas, pois, precisamos eliminar as chances de alguma tentativa de abordagem de algum meliante”, afirma Ribeiro.
O especialista em segurança orienta empresários e colaboradores que trabalham no período noturno, de como devem agir ao fechar e sair do estabelecimento comercial com segurança em horários noturnos.
“Alguns assaltos são realizados logo após o fechamento da empresa, quando apenas uma pessoa está saindo do local, essas ações dos bandidos já são estudadas dias antes do assalto, vale ressaltar que as câmeras de segurança instaladas na entrada da empresa devem estar operando 100% e devem ser instaladas de forma estratégica, para não deixar pontos cegos, isso nos ajuda na identificação de criminosos que possam tentar algo ou até mesmo possam estar passando diariamente para estudar o local do crime para efetuar o futuro assalto”, lembra.
“Hoje o ideal é que a equipe de colaboradores e empresário saiam juntos do local de trabalho, sempre olhando com atenção qualquer tido de movimento ou situação suspeita ao redor da empresa, assim caso seja detectado algo de anormalidade, os trabalhadores devem retornar imediatamente ao interior do estabelecimento e acionar o 190, da Polícia Militar”, esclarece o diretor da ACII.
Barão também observa a importância da comunicação entre os empresários em casos de furtos ou assaltos no comércio, e reforça a importância de ligar para o 190 a fim de solicitar a intervenção da Polícia Militar em qualquer ato suspeito ou para relatar um crime de qualquer natureza.
“A tecnologia vem nos permitindo cada vez mais conectar com as pessoas e não é diferente com a classe empresarial. Devemos usar as ferramentas certas para nos conectar e passar informações que nos ajudem a estarmos vigilantes sobre qualquer tipo de crime no comércio ou até mesmo em situações diárias”, sugere Barão.
“Uma população vigilante e informada se torna mais forte mediante a atual criminalidade que vem acontecendo ao longo dos anos. Precisamos nos unir tanto no comércio, quanto nos bairros onde residimos, para que tenhamos mais segurança e possamos conhecer quem são as pessoas de má fé e ter ciência da situação que está prejudicando a segurança da população ituveravense”, acrescenta.
“É sempre importante reforçar que a Polícia Militar deve ser acionada e informada de qualquer tipo de crime ou suspeita, pois, desta forma conseguiremos ser um braço a mais para a PM realizar o seu trabalho de excelência que vem prestando no comércio e bairros de Ituverava”, conclui o diretor de patrimônio da ACII.