A FFCL (Faculdade de Filosofia e Letras de Ituverava) participou da CASE (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo).
O maior evento de startups e empreendedorismo da América Latina aconteceu em 17 e 18 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A FFCL esteve no primeiro dia, através de alunos do curso de engenharia de produção e a professora, Fernanda Moraes de Mendonça.
A CASE foi promovida pela Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS), tendo como parceiro o Sebrae for Startups. Estiveram presentes os alunos: Davi Pinheiro Correa, Douglas Donizete, Luís Gustavo Marques e Maria Moraes. Todos os estudantes de engenharia de produção.
FFCL e Sebrae
Conforme explicou a professora, Fernanda, no começo do segundo semestre foi divulgado o projeto StartU, uma parceria entre o SEBRAE e a FFCL. Nesta ocasião, foram apresentados alguns desafios de pessoas e empresas de Ituverava, onde os alunos poderiam trabalhar em soluções, criando Startups. Ou também, poderiam criar produtos/serviços inovadores.
Os alunos se dividiram em grupos durante as aulas, tentando resolver vários problemas que foram colocados e elaboraram muitos projetos. Receberam também mentorias especializadas do Sebrae para cada projeto.
Devido ao comprometimento dos alunos na realização destes projetos, e através do programa Sebrae for Startups, receberam a oportunidade de participar dessa conferência (CASE).
O Sebrae disponibilizou alguns ingressos, para que pelo menos 01 representantes dos projetos selecionados pudessem participar.
A professora salientou que participar deste tipo de conferência enriquece muito a grade escolar. “Esses eventos, além de trazerem um mar de informação, trazem uma grande possibilidade de apresentar grandes nomes da área e um leque de oportunidades profissionais. É uma forma de enxergar mais claramente as extensões do curso. A participação da FFCL em eventos como esse é muito positiva”, informou.
Experiência
Para a professora, as atividades extracurriculares podem auxiliar a complementar a formação dos estudantes em áreas diferenciadas, que vão desde aspectos emocionais, até a criatividade.
Essas atividades são fundamentais para que os estudantes se desenvolvam de maneira completa. “Elas oferecem experiência, melhoram a capacidade de atuar em diversos cenários da prática e no desenvolvimento das habilidades interpessoais”, afirma.
“Em relação a conhecer novas e futuras tendências da profissão, o estudante está dando o primeiro passo para continuar adquirindo habilidades desejadas no mercado. Isso contribui tanto com a sua capacidade de se manter empregado quanto com a de ser cotado para boas oportunidades, em outras companhias”, explica Fernanda.
“Participar de eventos e realizar essas atividades extracurriculares, são sempre enriquecedoras para faculdades e alunos”, acrescenta, “A faculdade apoia e busca sempre parcerias inovadoras, para que os alunos possam vivenciar novas experiências”, lembra a docente.
“Em eventos como esse, nos deparamos com experiências e perspectivas diversas, que proporcionam importantes momentos de reflexão e de aprendizado, além de fornecer ferramentas significativas, que contribuem para o desenvolvimento de competências que alimentam nosso universo e currículo pessoal e profissional”, completa.
Próxima edição
A professora adianta que espera voltar na 10° edição da CASE, que acontecerá em 2023. “Porém, de forma diferente, com um stand nosso, expondo algum protótipo ou apresentação de serviço inovador. É um objetivo audacioso, porém, com muito trabalho, podemos realizar”, acredita.
Resultado
“Agradeço ao diretor da FFCL, Dr. Antônio Luís de Oliveira “Toca”, o Sebrae e aos alunos, pela participação e apoio no evento. Sabemos que tudo demanda tempo e trabalho, mas o resultado final foi excepcional”, reconhece.
“A participação da FFCL no evento CASE foi um sucesso! Um sucesso pelo conhecimento trocado e brilhantemente compartilhado! Realmente foi um evento maravilhoso, extremamente rico, encantador mesmo. Gostaria de parabenizar todos os alunos que participaram, pelo empenho e dedicação em todo o processo de construção dos projetos.
Fico imensamente grata e deixo o meu compromisso de apoio e incentivo para participação nos próximos eventos e atividades”, define a professora, Fernanda Moraes de Mendonça, que atua nas disciplinas marketing e desenvolvimento de produtos, logística empresarial, gestão de pessoas e ética e responsabilidade social.