ETEC realiza cadastro de doadores de medula óssea

Ação foi realizada em parceria com Hemocentro de Ribeirão Preto e curso de Enfermagem da Fafram

A ETEC (Escola Técnica) Professor Ignácio Azevedo Filho, de Ituverava, em parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto e Fafram (Faculdade Dr. Francisco Maeda), através do curso de enfermagem realizaram, no dia 19 de novembro, o cadastro de doadores de medula óssea.

Na oportunidade, foram realizados 24 cadastros. “A ETEC visa realizar ações de cunho social e interesse do público. Entendemos que a escola deve proporcionar muito mais do que educação conteudista, é necessário a conscientização sobre temas de relevância, sobretudo, colaborar para que aconteçam eventos que colaborem de alguma forma com a comunidade”, destacou o diretor da ETEC, Leandro Rondado Sousa.

Para ele, o resultado quantitativo foi aquém do esperado. “Entretanto, compreendemos que ainda existe muito desconhecimento de como é realizado o procedimento de cadastro de medula óssea, bem como a maneira que é realizada a coleta. Por outro lado, demos o primeiro passo para que a população ituveravense compreenda melhor todo o processo”, declara.

“Embora o número absoluto de cadastros tenha sido consideravelmente baixo, entendemos que houve sucesso, pelo fato do desconhecimento da comunidade a respeito de todo o protocolo para doação, principalmente pelo fato de que a chance de um paciente conseguir um doador compatível é um em cada 100 mil, desta forma, cada cadastro é importantíssimo. O sucesso se deve pela massiva divulgação e conscientização da comunidade escolar”, acrescentou.

O diretor explicou que a ETEC sempre realiza atividades voltadas para o cunho social e assistencialista. “Projetamos no início de 2022 a busca por um evento voltado para a área de saúde, já que Ituverava é referência na região, desta forma, a ETEC periodicamente analisa, projeta e executa ações que convergem para realização local e que possam colaborar de alguma maneira, fortalecendo seu papel de instituição formadora de egressos éticos e cidadãos”, informou Sousa.

Segundo ele, toda a comunidade escolar colaborou com a divulgação e organização da ação. “É importante também enaltecer a participação do curso de enfermagem da Fafram, que colaborou no dia do evento, realizando ações adicionais, como aferição de pressão arterial e glicemia”, reconhece.

No dia do evento, também estavam presentes integrantes do corpo docente da ETEC, professora Simone Raiz Coelho Brunelli, orientadora educacional; o professor Marcelo Inácio da Silva, coordenador pedagógico; e Jeovana de Cássia S. Freitas Paula, assistente técnica administrativa.

Também compareceram membros do corpo docente do curso de enfermagem da Fafram e a coordenadora, Andressa Gomes Nishimoto Maeda.

Publicidade