Saúde promove Semana de Mobilização contra o Aedes

Entre os dias 21 e 26 de novembro, foi realizada em todo estado de São Paulo a Semana de Mobilização Social Contra o mosquito Aedes Aegypti. Em Ituverava, as ações foram realizadas pela Secretaria da Saúde, através da equipe de Controle de Vetores e da Vigilância em Saúde.

Durante toda a semana, foram intensificadas as ações de combate ao mosquito aedes aegypti no município, como mutirão de limpeza dos cemitérios, controle de criadouros em imóveis cadastrados como pontos estratégicos e especiais, além do alerta e orientação da população sobre as medidas de prevenção e cuidados.

A Vigilância em Saúde e a equipe de Controle de Vetores alertam para a população a importância de intensificar os cuidados em combate ao mosquito, devido as chuvas nesse período do ano.

É fundamental que todos façam sua parte, para que o município não sofra uma epidemia das doenças causadas pelo mosquito, como a Dengue, Zika e Chikungunya.

Entre as ações que podem ser realizadas pela população para auxiliar no combate a proliferação desses mosquitos, estão medidas como evitar o acúmulo de água; manter as casas e quintais sempre limpos; planejar a separação dos seus lixos de acordo com a data e horário de coleta em seu bairro; e não jogar ou manter lixo em locais impróprios.

‘O combate ao Aedes é realizado durante todo o ano por nossa equipe. E, por isso, é fundamental que todos façam a sua parte para que nossa cidade não sofra uma epidemia. Contamos com o apoio e colaboração de toda população”, alerta a secretária da Saúde, Raquel Rezende.