Nessa semana, teve início em todo o país os questionários para o Censo Demográfico 2022 realizado pelo IBGE. O trabalho é realizado pelos recenseadores que têm o objetivo de entrevistar todos os domicílios do país.
O Censo tem o intuito de atualizar os dados populacionais do país e municípios para auxiliar no desenvolvimento e implantação de políticas públicas no Brasil.
O trabalho é previsto para ser realizado entre agosto e outubro, e será prorrogado caso as entrevistas não serem concluídas no prazo previsto.
No Censo 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido, segundo o IBGE. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.
A seleção da amostra que irá responder o questionário ampliado será aleatória e feita automaticamente no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) do recenseador.
O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.
Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.
Os recenseadores estão trabalhando uniformizados, com colete, dispositivo móvel de coleta, e crachá. Em caso de dúvidas, a população pode confirmar o reconhecimento do recenseador através do telefone 0800 721 8181 ou através do site respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.