A Primeira Associação Comercial de Ituverava

Matéria publicada em 16 de julho de 1939, mantivemos a ortografia da Língua Portuguesa da época

“Associação Commercial de Ituverava”

  Realizou-se no dia 13, às 20 horas na sede do Clube “10 de Março”, uma sessão extraordinária da Associação Commercial de Ituverava convocada pela Directoria a fim de se tratarem assumptos de relevante interesse do commércio em geral, do município.

   À sessão compareceram representantes de approximadamente 40 firmas commerciais filiadas à Associação, entre as quaes, alguns de Miguelópolis e São Benedito.

   Achando-se presente o sr. José Alípio Furquim Fonseca, acadêmico de direito, o sr. Miguel Abdalla, presidente da Associação Commercial convidou-o para que presidisse a sessão. Ao assumir a presidência da mesa que dirigiu os trabalhos, o sr. José Alípio Furquim Fonseca agradeceu a atribuição a ele da incumbência e dirigiu aos presentes palavras de incentivo, acentuando que se congratulava com o povo e com o commércio de município, por contar Ituverava com uma Associação de classe organizada e prompta a defender os interesses da numerosa classe dos commerciantes.

   Logo em seguida foram communicadas aos presentes algumas decisões de ordem interna e posta em discussão e proposta apresentada por alguns sócios, pedindo aos interessados se manifestarem sobre a abertura ou fechamento das casas de seccos e molhados e fazendas aos domingos, dias santificados e feriados. Por maioria, ficou decidido que os directores da Associação Commercial representassem junto ao sr. Prefeito Municipal, no sentido de revogar o acto nº 50 da Prefeitura, que extendeu a licença especial de abertura naqueles dias, às casas de seccos e molhados e fazendas.

   Ainda na mesa reunião foram preenchidas por aclamação, diversas vagas existentes na directoria que teve o seu mandato prorrogado até janeiro próximo, ficando a mesma constituída da seguinte forma:

   Presidente: Miguel Abdalla; vice: José M. de Andrade; 1º secretário: Hygino Antonio Contart; 2º Secretário: Eugênio Crodaro; 1º Thesoureiro: Francisco Bandiera; 2º Thesoureiro: Horden Amin.

   Conselho Consultivo: José Nunes Tosta, Arlindo Mattos de Oliveira e Elias Mirandola.

   Conselho Deliberativo: Todos os membros da Directoria e do Conselho Consultivo.

   Conselho Fiscal: Paschoal Amendola, Michel Nunes e Tufy Cury.

   Observação: Esta notícia publicada pelo Jornal A Cidade de Ituverava, edição de 16-7-1939, refere-se à primeira “Associação Commercial de Ituverava”, que foi extinta deixando uma semente na cidade, que germinou no anos 1980, gerando a atual “Associação Comercial e Industrial de Ituverava” fundada e com alicerce de seu primeiro presidente Romeu Barbosa, seguido por outros valorosos dirigentes. A entidade  fundada por Romeu e seus diretores permanece até os dias atuais prestando relevantes serviços à população principalmente aos comerciantes e industriais.

Jornal A Cidade de Ituverava