Rotary destina subsídio para NRDC Nosso Teto

A Fundação Rotária e o Rotary Club de Ituverava destinaram ao NRDC (Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário) Nosso Teto, um Subsídio Distrital no valor de US$ 1.400.00 ou seja R$ 7.066,00. Esse Subsídio foi destinado a aquisição de duas Máquinas de Costura Industrial.

   Os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDCs) são patrocinados por Rotary Clubs.  Formados por não rotarianos, os membros de NRDC planejam e realizam projetos comunitários e apoiam iniciativas de Rotary Clubs. Os NRDCs ampliam o impacto do Rotary e expandem seu alcance, combinando os conhecimento e talentos da população em projetos sustentáveis em prol do lugar onde vivem.

   Os NRDCs capacitam os membros da comunidade a assumir a liderança no atendimento das suas necessidades. Os projetos que contam com o envolvimento das pessoas locais, passam pela implementação e monitoramento dos Rotary Clubs, são mais sustentáveis e causam maior impacto. Através dos NRDCs, os clubes diversificam a participação nas suas atividades e contribuem à formação de novos líderes.

   Há mais de 11.000 núcleos em 105 países e 257 distritos do Rotary. Os NRDCs estão ativos em todos os lugares onde o Rotary está presente. Em Ituverava, o NRDC Nosso Teto iniciou suas atividades em maio de 2018 em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Ituverava.

   Periodicamente são ministrados cursos, entre eles o curso de corte de costura. Recebeu doação de várias máquinas usadas e assim muitas senhoras aprenderam e estão aprendendo a costurar.

   Nesse período de Pandemia, graças às doações de rotarianos e secretaria Municipal do Bem-Estar social, foram confeccionadas 5.000 máscaras em tecido e TNT, sendo que 600 dessas foram trocadas por alimentos na praça e as demais foram doadas para a população.

   Esses alimentos foram usados para fazer cestas básicas para famílias necessitadas durante a pandemia. Existe um plano para as costureiras confeccionarem roupas de malha. Para isso foi feito esse projeto, que adquiriu uma Máquina de Costura Reta Industrial e uma Máquina Galoneira Industrial.

   Dessa forma as costureiras poderão confeccionar roupas com melhor acabamento e qualidade, podendo assim se tornarem profissionais e terem sua renda aumentada. Assim o Rotary Serve Para Transformar Vidas como foi o lema do Ano Rotário 2021- 2022, com Ricardo Stefani Leite, que foi Presidente do Rotary Club de Ituverava 2021-2022, Edna Maria Barbosa de Matos, Presidente da Comissão da Fundação Rotária e Adauto Barbosa de Matos, Governador do Distrito 4540 Ano Rotário 2021-2022. A entrega contou com presenças de vários rotarianos.