Inaugurada a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Anos 70

   Conforme o previsto, no domingo, dia 29 de abril transato, com a presença das autoridades locais, dentre elas o Dr. Antônio Chaves Martins Fontes, Delegado de Polícia e exma. Sra. e filha, Dr. Hermes Procópio dos Santos, da Secretaria de Relações do Trabalho (Posto de Atendimento), e representando a Loja Maçônica “União Ituveravense”, Pe. Ângelo Dal’Lara, vigário da Paróquia “Nossa Senhora do Carmo”, vereador João Bitar, representando a Câmara Municipal, foi inaugurada às 09:30 horas, a Igreja “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Igreja Síria)”, sito à Rua Joaquim Pedro Pereira, 179.

   Missa Inaugural

   Na hora acima aprazada, deu-se o início da Santa Missa, ponto culminante do ato inaugural do citado templo religioso, sendo obedecida a Divina Liturgia de São João Crisóstomo, e oficiada pelo Arcebispo Metropolitano da Igreja Católica Apostólica Antioquina do Brasil (com sede em São Paulo – Vila Mariana) D. Ignátios Ferzli, este celebrando-a alternadamente, em árabe, latim e português (poliglota que é, pois além destes, domina ainda, e igualmente de forma fluente os idiomas: francês, inglês e grego), coadjuvado pelos Padres João Hiad, Nicolau Ferzli (irmão do Arcebispo) e Michel Deratoni, também da mencionada Igreja Metropolitana. O ofício religioso teve seu encerramento às 11:45 horas, preciosamente, com a comunhão e distribuição ao numeroso público que superlotou a igreja árabe e ortodoxa, recém-inaugurada, de pedacinhos de pão sagrado ou bento (hóstia).

   Nota pitoresca e tocante da missa, que despertou o interesse e emoção por parte de todos quantos se achavam presentes, além da própria missa, foi a realização de três voltas ao redor do templo inaugurado pelo Arcebispo Metropolitano (e coadjuvantes), acompanhado pelo público, simbolizando a entronização e recebimento de Cristo. Sem dúvida alguma, a missa solene, foi de uma magnitude ímpar, tocante, bem comovente e emocionante quando o Arcebispo D. Ingnátios e auxiliares, demonstraram suas grandes capacidades vocais entoando maravilhosamente cânticos sacros.

   A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

   A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está erigida em área construída de 17 metros por 9,30 metros. Suas cores são azul clara e branca em sua fachada externa, e somente azul em sua fachada interna, porém, com um barrado de 1 metro e meio, mais ou menos, de um azul mais acentuado, e daí, para o teto, já com um azul bem claro. Sua edificação teve início em 1916, cujo terreno, de 25 metros de frente e outros 25 metros de fundo, foi doado em 1914 pelo casal Sr. Jorge Dib e Sra. Mariana Dib com a escritura registrada (ou passada) em 1924.

   Entretanto, as obras do templo em apreço, estiveram por um longo período paralisadas, danificando-se consequentemente em grande parte, em virtude das intempéries do tempo e outros fatores. Porém, uma comissão-diretora da colônia árabe foi composta, e em 08 de agosto de 1975, realizava-se a primeira reunião para a definição e estudos necessários para a reconstrução da igreja, que teve início em 22 de janeiro de 1976, e de lá para cá as obras de reconstrução foram empreendidas de forma segura, contínua, ininterrupta, graças ao denodo e operosidade da brava e dedicada colônia árabe ituveravense, a qual não medindo esforços, sacrifícios e tenacidade conduziu ao desfecho final as obras da Igreja “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, até a sua inauguração, objeto desta reportagem.

   Atual Diretoria

   É a seguinte a atual composição da comissão-diretoria daquele templo ortodoxo e que também, como a primeira, demonstra grande espírito de luta e realizações.

   Presidente – Saida Moysés Jorge; Vice-Presidente – Isaac Sessine Abdalla; 1º Secretário – Dr. Náufal Antônio Mourani; 2º Secretário – Dr. Reinaldo Jorge Tanajura; 1º Tesoureiro – Kasser Wadih Dib; 2º Tesoureiro – Faez Chakib Bechara, sendo ainda, integrada pelos seguintes membros: Elias Wadih Dib, Homil Abdo, Alexandre Miguel, Georgete Chaebub Rodrigues, Sara Carneiro, Azar Badr Tannous, Dr. Milésio Carneiro, Nazi Tannous e Jorge Cheibub.

   Almoço de Confraternização

   Após a cerimônia religiosa inaugural da Igreja “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro” (também denominada por alguns elementos da colônia árabe local de Igreja “Nossa Senhora da Anunciação”), teve lugar na sede social da Associação Atlética Ituveravense, almoço de confraternização, no qual tomaram parte o Arcebispo Metropolitano e os Padres auxiliares.

   Oradores

   Durante o ágape, usaram da palavra: Dr. Náufal Antônio Mourani, que fez uma eloquente e objetiva saudação ao Arcebispo Metropolitano; Sr. Fuad Golmia, esposo de Dona Catarina Dib Golmia, filha de Jorge Dib, doador do terreno da Igreja, vereador João Bitar, em nome da Câmara Municipal; Joanni Saad, comerciante em Guará, em nome da colônia libanesa daquela cidade.

   A vez do Arcebispo Metropolitano

   Finalmente, se faz ouvir o Arcebispo Metropolitano D. Ignátios Ferzli, demonstrando também ser fluente orador, abordando aspectos inerentes à igreja sírio-libanesa que acabara de inaugurar, bem como enaltecendo a graça Divina por conceder ao Brasil a faculdade e liberdade do exercício da religião e fé, através de seus governantes, além de outros detalhes.                

Em ambas solenidades, inauguração e almoço, estiveram presentes convidados especiais e integrantes da colônia sírio-libanesa de nossa urbe, bem como das localidades de Guará, Franca, Ribeirão Preto, Miguelópolis, São Joaquim da Barra, Uberaba, Guaíra e Igarapava. Fonte: Tribuna de Ituverava.