ETEC recebe enxadrista número 2 do Brasil

Na sexta-feira, dia 10 de junho, a ETEC (Escola Técnica) “Professor José Ignácio Azevedo Filho” recebeu o enxadrista número 2 no ranking brasileiro, o Grande Mestre (GM) Alexandr Hilário Takeda Sakai dos Santos Fier.

   Durante a presença na escola, o jogador discorreu um pouco sobre sua carreira, respondeu perguntas e jogou simultâneamente com as equipes masculina e feminina da ETEC, além de professores e convidados.

   Fier iniciou na modalidade ainda na infância, por iniciativa dos pais, foi campeão brasileiro de xadrez, na categoria sub-10, além de ser campeão sul-americano e vice-campeão mundial com apenas 8 anos.

   O jogador, que atualmente vive na Europa, já viajou para mais de 50 países disputando torneios e estará representando o Brasil nas Olimpíadas de xadrez, que ocorrem no mês de julho na Índia.

   O professor Gustavo Inácio, que fez o convite para o jogador comparecer a escola, destaca a importância do evento e do esporte.

    “Acredito que nossa cidade nunca tenha recebido um jogador de tamanha importância para o xadrez brasileiro e mundial. A prática do xadrez traz benefícios muito além do tabuleiro, tais como: concentração, estratégia, paciência, criatividade, cálculo, raciocínio lógico, entre tantas outras, sendo inclusive disciplina obrigatória em países com alto IDH”, explica o professor.                

A ETEC Professor José Ignácio Azevedo Filho agradece as empresas parceiras que ajudaram na realização desse evento extremamente importante na vida de seus alunos e comunidade que esteve presente: Redil Vida, Arena Pet, Ótica Ocular, Marajoara Auto Posto, Criar Redação, Limpar Produtos e Serviços e Web4 Informática.