Conseg aborda temas sobre Segurança do município

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Ituverava realizou na terça-feira, 31 de maio, no Centro Cultural Professor Cícero Barbosa Lima Júnior mais uma reunião ordinária com a finalidade de discutir pautas referentes à segurança do município.

   Além do presidente Marcelo Mariano Moreira da Silva, estiveram presentes os conselheiros Andreia Saad Cury Del Guerra, Daniela Urias Martins e um membro nato, representando a Polícia Militar.

   A reunião também contou com a presença de Jean Carlo Ferreira de Matos, presidente do Fundo Municipal de Segurança Pública e moradores que fazem parte do Programa “Vizinhança Solidaria”.

   O presidente abriu a reunião agradecendo a presença de todos e explanado sobre o Conseg e as suas atribuições. Também discorreu sobre o programa Vizinhança Solidária e a sua importância, lembrando que a participação da população é de suma importância nas reuniões do Conseg. “Pois, quando se fala em segurança é obrigação do Estado e dever de todos”, lembra.

   Estatísticas do município

   Na sequência, o representante da Polícia Militar apresentou a estatística mensal e relatou a ocorrência de um caso de estupro em Ituverava no mês de maio. “Segundo ele, o município registrou queda no número de furtos e não houve latrocínios ou homicídios”, informou.

   “No entanto, foi identificado aumento nos casos de roubo, foram cinco, sendo que quatro aconteceram contra idosos. Em algumas dessas ocorrências, graças às denúncias, foi possível recuperar os objetos”, detalhou o policial.

   Acesso a psicólogo

   Ao fazer uso da palavra, a diretora de assuntos comunitários, Andreia Saad lembrou a existência de uma lei que garante aos alunos terem acesso a psicólogo e assistente social em cada unidade escolar e garantiu que estudará com mais afinco o assunto para a efetivação da questão nas unidades de ensino do município.

   Palestra

   O presidente Marcelo Mariano ainda ressaltou que 26 de junho, é o Dia Internacional de Combate às Drogas e para lembrar a data, o Conseg em parceria com o Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas) e com as secretarias da Saúde, Educação e Cultura, realizará no dia 24, às 8h, uma palestra sobre o tema “Inibição do uso de Álcool e outras drogas”, no Centro Cultural Professor Cícero Barbosa Lima Júnior.

   O evento será proferido pelo sargento Marcelo Mambrini, da cidade de Franca, e contará com a participação de profissionais da Saúde e da Educação e alunos da Rede Pública de Ensino. Também participarão alunos das escolas particulares que serão convidados para assistir a palestra.

   “A prevenção ainda é o melhor remédio para combater o uso de Álcool e Drogas”, enfatiza o presidente do Conseg, Marcelo Mariano.

Na sequência, foi aberta a palavra à população para debates e esclarecimentos sobre segurança. Todas as demandas foram recebidas pelos integrantes do Conseg que se comprometeram em repassar ao Poder Público, a fim de viabilizar a melhor forma de solucionar os problemas pontuados.

Publicidade