Maio furta-cor é tema de Roda de Conversa hoje

“Mãe, você tem se cuidado? Ou sempre coloca os outros como prioridade e cuida de si mesma só no tempo ‘que sobra’? “Precisamos mudar isso! Cuidar da sua saúde mental é coisa séria! E precisa ser prioridade! Afinal, quem cuida de quem cuida tanto? Acontece hoje, sábado, das 10 às 11 horas, na Praça Odilon Teixeira de Andrade “Mãe Rainha”, o encontro especial com o tema “Saúde Mental Materna Importa”.

 O evento será uma Roda de Conversa aberta ao público, organizado pelas psicólogas Andiara Fontana e Lívia Maria Ferreira Silva Cabrini, em comemoração ao “Maio Furta-cor”, campanha nacional que tem a finalidade de sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna.

O Encontro contará também com a coordenadora do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) “Viver” de Ituverava, Paula Gumiero e os apoios do IVVI (Instituto de Valorização da Vida de Ituverava), NAF (Núcleo de Apoio à Família José Plínio Romanini) e NAMI (Núcleo de Amparo à Mulher Ituveravense) entre outras empresas e instituições.

 “Falar sobre saúde mental em todos os âmbitos ainda é algo permeado de preconceito. Infelizmente”, ressalta a psicóloga Lívia Cabrini. “Quando falamos de saúde mental materna existe ainda o agravante de que a maternidade é algo idealizado e romantizado”, destaca.

 “E pouca ou nenhuma atenção tem se dado ao sofrimento mental de mulheres diante das crescentes demandas que a maternidade coloca”, lembra a profissional.

 Ela esclarece ainda que existe um número alarmante de casos de Burnout, Depressão, Ansiedade e inclusive de suicídio entre as mães. “Isso faz com que se torne tão urgente falarmos sobre saúde mental materna”, alerta.

Campanha

Segundo informou a psicóloga Lívia, o Maio Furta-cor pretende existir com o intuito de transformar a avalanche de dor e sofrimento materno em uma verdadeira onda de cuidado, afeto e legitimação dos sentidos do maternar.

 “Levantar a bandeira de uma maternidade democrática, livre de tabus e silenciamentos é promover saúde mental”, observa. Para o sucesso do evento, elas convidam todas as mães e famílias para participarem deste encontro.

“Além de muita informação teremos muita diversão e presentes! A Tia Taty estará presente com brinquedos para a criançada (o valor será de R$ 5,00 por criança para brincar à vontade), além de sorteios de vários presentes dos nossos parceiros: Caps Viver, IVVI/ NAF/NAMI, Nove Irmãos Calçados, Nova Vanguarda, Milena Leão, Limp Center, Tia Taty, Patrícia Banho e Tosa, Luana MySatchelStore, Patrícia Peixinho Esmalteria, Sabrina Uzuelli Comida Saudável, Cresci Perdi Uberaba, Carla Fotografia, Fastprint, Fran Cópias e Espaço Cabrini. Saúde Mental Materna Importa!”, adianta a psicóloga.