Fafram realiza Curso de Cuidados Básicos aos Idosos

Está acontecendo desde o dia 14 e hoje, dia 21 de maio, das 08 h às 11h e das 13h às 17h, o curso de Cuidados Básicos aos Idosos. O conteúdo programático está disponível para visualização no site e Instagram da Fafram.

O curso é realizado no Centro de Saúde da Fafram (Faculdade Dr. Francisco Maeda), onde há laboratório para desenvolvimento de aulas teórico-didáticas e práticas em simulação realística com materiais adequados. Ministrado por Samantha Cruz. Enfermeira/Professora, Doutoranda em Ciências da Saúde – Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Atenção à Saúde – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Pós-Graduação em Medicina do Esporte e Pós-Graduação em Gerontologia e Gestão da Assistência ao Idoso e docente da Faculdade, conta com apoio do diretório acadêmico da enfermagem e da coordenadora do curso, Andreza Gomes da Silva Nishimoto Maeda.

 A profissão

 Têm-se observado a revolução demográfica com o aumento da proporção de pessoas com mais de 60 anos, sendo essa a faixa etária que mais cresce, principalmente em países em desenvolvimento como no Brasil.

Uma redução nas taxas de fertilidade e um aumento da longevidade irão assegurar o contínuo envelhecimento da população mundial consolidado ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Assim, torna-se relevante o conhecimento do profissional de saúde sobre os processos de envelhecimento considerados naturais no idoso para que as alterações e doenças possam ser identificadas e diferenciadas durante essa fase da vida.

 A necessidade de mão-de-obra qualificada cresce concomitantemente com o aumento da população idosa e, assim sendo, o mercado selecionará profissionais com conhecimento técnico para atender a demanda dessa população.

O cuidador de idosos é, sem dúvidas, o profissional que mais crescerá no que diz respeito à imprescindibilidade, nos próximos anos. Esse profissional está comprometido com o cuidado integral do idoso, oferecendo assistência básica, específica e até suporte à saúde mental, a fim de garantir o bem-estar biopsicossocial e aperfeiçoar a qualidade de vida do idoso.

 Entretanto, as atribuições de um cuidador de idosos não se findam a ofertar tudo a todo o momento. O cuidador é o profissional que oferece suporte e encoraja o idoso a realizar suas tarefas estimulando a autonomia e a independência respeitando a capacidade funcional do idoso.

 “Dessa maneira, nosso curso estimula o aluno a compreender tanto a interdisciplinaridade dos cuidados com idosos, quanto o pensamento reflexivo, construtivo e crítico sobre a saúde”, explica a professora.

Publicidade