Saúde realiza ações para combater a Dengue no município

Os casos de dengue continuam aumentando em Ituverava e distritos, assim como no restante do país.

Por isso, a Secretaria da Saúde e a Vigilância Epidemiológica estão reforçando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Além das ações de conscientização, bloqueio, e o fumacê, terá início o Arrastão de Limpeza em combate a Dengue, com apoio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

 A orientação é para que a população retire de suas casas materiais inservíveis, entulhos, e outros itens que possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypti e deixar nas calçadas nos dias e horários do mutirão.

 Confira no quadro as ações que serão desencadeadas durante a semana pela Secretaria Municipal da Saúde em Ituverava e os bairros, onde acontecem.

Para colaborar para eliminar os focos do mosquito a população deve manter as medidas de prevenção como: Cobrir caixas d’água, cisternas, poços e evitar entupimentos de calhas; vedar com cimento os cacos de vidro nos muros que podem acumular água; colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo copos descartáveis, embalagens, tampas, cascas de ovo e tudo que possa acumular água; não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo acúmulo de água dentro deles; usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem em uso; limpar as bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado; esvaziar garrafas, latas e baldes e guardá-los em local coberto; guardar garrafas pet e de vidro sempre com a boca para baixo, e guardá-las em local coberto; lavar semanalmente, com bucha, sabão e água corrente, os vasilhames de alimentação de animais; lavar os pratinhos dos vasos de plantas e colocar areia até a borda; evitar plantas como as bromélias, que acumulam água; dentre outras medidas.

 A secretária da Saúde Raquel Rezende alerta sobre o atual momento. “Infelizmente, os casos de Dengue têm aumentado em todo o país. Por isso, estamos reforçando nossas ações, mas, é preciso que toda a população colabore com essa causa, mantendo suas casas limpas e sem focos do mosquito Aedes aegypti”, explica Raquel Rezende, secretária da Saúde.

Publicidade