O Progresso completa 39 anos com evolução

Domingo, primeiro de maio, Dia do Trabalhador, o Jornal O Progresso completou 39 anos de fundação e circulação ininterrupta em Ituveravava. Buscando sempre melhoria na qualidade, a empresa Salto Belo Editora Gráfica e Publicidade Ltda. (fundada em 1975 e editora responsável pela confecção do Jornal O Progresso) se prepara para o Jubileu de Esmeralda com novos equipamentos.

Desde o início do ano de 2022, o jornal O Progresso está promovendo uma reformulação em seus maquinários gráficos, sendo adquiridas e instaladas três novas unidades para sua impressora rotativa de jornais.

O Parque Gráfico até então funcionava para impressão de jornais com quatro unidades Goss Communutty. Visando sempre melhorar a qualidade, uma das unidades antigas foi substituída e outras três novas agregadas ao sistema, totalizando seis baterias de máquinas offset rotativas, que imprimem simultaneamente as quatro cores para cromia (colorido) e frente e verso com uma dobradeira.

 Após semanas de instalação e adaptação, os novos maquinários já resultam em melhor qualidade nas páginas, principalmente na resolução das imagens que ressaltam as notícias e valorizam os anúncios publicitários, podendo melhorar ainda mais o que demanda prática com novas unidades.

 Desta forma, a direção do periódico ituveravense confirma o seu ideal comprovando que acredita no município e por isso investe em sua gráfica própria instalada em Ituverava, não terceirizando sua produção e consequentemente gerando empregos na cidade.

A direção adianta ainda que mais novidades estão por vir no decorrer do ano que antecede o quarentenário que será comemorado em 2023. O investimento justifica ainda o compromisso do Jornal O Progresso em manter a ética no trato das notícias, nas apurações e divulgação do que é importante para a comunidade.

A direção adianta ainda que mais novidades estão por vir no decorrer do ano que antecede o quarentenário que será comemorado em 2023. O investimento justifica ainda o compromisso do Jornal O Progresso em manter a ética no trato das notícias, nas apurações e divulgação do que é importante para a comunidade. Em tempos dominados pela era digital no que se refere a entretenimentos, a imprensa profissional é uma das fontes mais confiáveis para a população, tendo em vista que o universo digital ainda se acha contaminado pelas falsas notícias.

Mantendo a tradição de entregar as informações na forma  preferida dos leitores, tanto aos adeptos ao impresso quanto aos que preferem acessar o site oprogressodeituveava.com na rede mundial de computadores.

Sempre com a certeza que está disponibilizando ao leitor o que realmente acontece, visto que o órgão de imprensa local é objeto de cidadania, o que ficou evidente e consolidado ainda mais nos últimos tempos com informações verdadeiras no momento em que a pulação mais precisou estar informada, o Jornal O Progresso não se furtou de prosseguir sua missão diante da Pandemia mantendo suas edições circulando de forma ininterrupta.

Atuando também no segmento gráfico comercial, outros equipamentos foram adquiridos e estão em fase de adaptação para melhor atender os clientes deste segmento, visando principalmente atender as empresas da cidade para que o recurso circule na própria cidade.

Breve Histórico

O Jornal O Progresso em primeiro de maio de 1983, tendo como fundadores Cleso Barbosa Sandoval e Manuel Simão Moreira, então proprietários da Salto Belo Editora Gráfica e Publicidade Ltda, empresa fundada no ano de 1975.

Pelo período de 29 anos, o jornal teve como diretor e redator o jornalista Cleso Barbosa da Silva, casado com a professora aposentada Vani Fontebassi da Silva. Ou seja, de maio de 1983 a maio de 2012, quando faleceu, Cleso, portanto, permaneceu na direção do veículo de comunicação, hoje dirigido por seus filhos Gerson Fontebassi da Silva e Almir Fontebassi da Silva.

O Jornal O Progresso sempre foi confeccionado em Ituverava, em gráfica própria, passando pelas diversas evoluções da indústria e das artes gráficas. O início foi no sistema de tipografia, também conhecido como ‘letrinha por letrinha’, ou historicamente falando escrito e impresso através dos tipos móveis e a prensa de Gutemberg.

Outros sistemas foram implantados até a chegada da moderna Offset, que permitiu maior versatilidade e facilitou a inclusão de imagens, contribuindo para os textos noticiosos com fotografias, bem como com mais visibilidade para as publicidades de nossos patrocinadores.

Atualmente, o Jornal O Progresso possui sede própria em Ituverava, onde estão localizadas sua redação e sua oficina gráfica dotada de impressora offset rotativa, que se encontra somente em grandes centros como Ribeirão Preto, Franca e Uberaba, favorecendo a rapidez na impressão de cadernos com opção de páginas coloridas.

Seu parque gráfico é dotado ainda de e um moderno equipamento CTP (Computer-to-Plate), que contribui para maior resolução e rapidez na confecção das edições e de materiais gráficos pela empresa, sendo inclusive prestador de serviços para gráficas e jornais de Ituverava e região.

Segundo as evoluções do mercado gráfico, todavia, o Jornal O Progresso prosseguiu com a mesma linha editorial que motivou seu redator/fundador: a defesa dos interesses dos cidadãos, a valorização dos talentos do município, a divulgação de ações que contribuem para uma sociedade melhor, como os eventos e campanhas dos clubes Rotary e Lions, entidades como Grupo ASA, IVVI, Creche Nossa Senhora do Carmo e APAE  e outras instituições que dignificam a sociedade ituveravanse, como Fundação Educacional de Ituverava e Santa Casa.