Aconteceu na noite de Sexta-feira, dia 15 de abril, a encenação da Paixão de Cristo, promovida pela Paróquia São João Batista. A atuação dos atores ituveravenses aconteceu no pátio da Praça João Paulo II e em frente à Igreja Matriz São João Batista.
O evento mais uma vez foi emocionante para o público que assistiu e com certeza marcante para os participantes. Os atores são membros da própria comunidade de Ituverava.
Conforme explicou o Auxiliar de Escritório e Diretor da Encenação Cássio Gonçalves Teixeira Domiciano “Dom”, para a realização da peça, foram realizados 16 ensaios, com a construção das cenas e a cada ensaio realizava-se uma continuação até chegar ao seu final. Cerca de mil pessoas estiveram pessoalmente.
“Tendo em vista, que não temos formação nenhuma de teatro ou arte parecida, podemos avaliar que a atuação fica digna de pessoas que se dedicaram ao máximo em fazer bem os seus papéis. Temos sempre uma visão criteriosa sobre falas e comportamentos de cada personagem e passamos isso para os encenantes. O nosso compromisso é de que todos possam encenando, viver a Paixão de Cristo. Todos merecem título de artista sim”, explicou o diretor.
Não houve transmissão pelas redes sociais, considerando as regras sanitárias de eventos ao ar livre e possibilidade de público. “Tomamos a decisão de não transmitir pelas redes sociais, a fim de que as pessoas pudessem estar ali, e mais próximas verem a encenação. Pra essa condição priorizamos uma transmissão por meio de Telão com a intenção de facilitar que o público pudesse assistir dos locais onde estivessem sentados”, explicou Cássio.
Aceitação
O diretor e equipe acreditam que a expectativa em torno da vivência da quaresma, culminando na Semana Santa para a Igreja Católica, depois da Pandemia, provocou ainda mais o desejo nas pessoas de estarem voltando à Igreja e vivendo a Fé, no “novo normal”.
“Fato é que, desde a Missa de Cinzas que abriu o Tempo Quaresmal, a programação era de que vivenciaríamos tudo o que em dois anos precisamos manter contidos pelos cuidados sanitários. Dois anos de cuidados, recolhimento e muita saudade de estar na Casa de Deus e celebrar a Fé em torno do Altar, com as nossas Famílias, amigos e irmãos”, descreve.
“A Encenação é a parte final da noite de Sexta-Feira da Paixão, e deixou bem claro que muito mais que expectativa, nós o povo da Igreja queríamos ver o Senhor e Celebrar cada dia com muito Amor. A presença do grande número de pessoas que ali estavam deixou claro que mais do que ir ali e assistir a encenação as pessoas foram vivenciar o caminho que Jesus fez de dor, sofrimento e principalmente do Amor por elas”, completa.
Apoio
O diretor reconhece o incentivo da paróquia São João Batista para a volta da apresentação. “Nós da equipe que costumamos organizar a Encenação, nem cogitávamos a possibilidade de realizá-la este ano. Dado as condições e progresso nas liberações e melhores condições ao público pra estar frequentando as atividades da Igreja veio o chamado”, conta.
Ele, no entanto, comentou que o pároco da Paróquia São João Batista, Padre Adailson fez a título de “exigência” o pedido da realização da Encenação, e que ela estaria na Programação da Paróquia na Semana Santa.
“Pra nós foi um desafio por imaginar montar elenco e tantas outras coisas a organizar. Mas o desejo do coração do padre encheu o nosso e nos inflamou. A encenação é uma apresentação Evangelizadora de Amor. Ela mexe interiormente com todos do elenco e organização. Somos gratos ao Padre Adailson por nos ter dado esta oportunidade de realizar a encenação”, recorda.
Sucesso
Para o diretor, o sucesso de mais uma apresentação, se deve primeiramente a obediência ao chamado.
“Dizer ‘Sim’ quando a igreja por meio de um Sacerdote, no nosso caso Padre Adailson, nos coloca a caminho e isso nos ajudará como pessoas. Esse chamado nos expõe e estando expostos, nos comprometemos e consequentemente amadurecemos um pouco mais na fé. Assim, realizar com sucesso a encenação é em tudo o ‘doar-se’ de cada um, e o querer responder ao chamado da melhor forma”, comenta.
Ainda segundo ele, “uma inspiração na Fé que foi proposta como tema da encenação esse ano, foi a musica ‘Tesouro e Herança – Comunidade Católica Shalom’ e a palavra do Evangelho de São João 14: 2: ‘Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar’. Evidenciando no Final da Encenação a entrada de todo o Povo na Igreja, Casa de Deus, onde está o nosso Tesouro e herança que é Jesus Cristo Vivo na Eucaristia”.
Sensação
A Encenação deste ano, com o retorno das atividades presenciais com mais segurança, após o período pandêmico também proporcionou mais uma impressão positiva na população. “A sensação é a de poder soltar um Grito de Vitória, digo pelo fato de que muitas coisas ruins foram vividas pelas pessoas ao nosso redor, e perdemos pessoas valiosíssimas em tantas famílias”, lembra o diretor de Encenação
“De tantas dores e sofrimentos destes dois anos e estarmos aqui podendo continuar a vida pelos que se foram e com os que aqui estão é sem duvida realizar o que diz a Palavra de Deus na Carta de São Paulo em 2 Timóteo 4: 7 “Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a Fé”, conclui Cássio.

Fotos: Anderson – @Follic_Photos
