Por: João Modesto de Abreu Junior
Transcorria o ano de 1973 quando o Banco do Brasil, onde era funcionário ofereceu-me uma promoção, minha primeira chefia na Agência de Ituverava. Sentia-me satisfeito, meus filhos estavam com dez e onze anos, tinha comprado meu primeiro carro e minha casa. Havia concluído o curso de direito e cursava o segundo ano de administração, nas faculdades de Bauru, e tinha um sonho, a carreira do Banco. Agradecia a Deus pela bondade que me dispensava e a toda minha família, em reconhecimento, colocava-me a disposição para os trabalhos sociais. Bariri, cidade pequena, muito carente, absorveu-me na área social. Presidente do Clube Social, menores carentes, fundação de Biblioteca Municipal, secretário da banda municipal, membro de instituição ecumênica que, justamente com a Cáritas, mantinha atendimento aos carentes, inclusive com farmácia. Lecionei matemática financeira durante 09 anos, em escola noturna, escola Técnica de Comércio.
Seria a segunda vez em que deixaria minha cidade natal e a primeira com minha família. Saímos com o coração na mão, preocupados com o desconhecido. Entretanto, após alguns meses, não se falava em voltar, havíamos achado nossa cidade. Era surpreendente, tanta atenção, bondade, amigos sinceros, alegres e espontâneos. Pela primeira vez ouvimos a expressão: “vamos juntar as panelas”. Vizinhos maravilhosos. Moramos apenas durante três anos em Ituverava mas ela tornou nossa terra natal. O Ituveravense, sem perceber, pratica o amor ao próximo sem qualquer esforço, espontaneamente. O amor divino reside em seus corações.
Bem, continuando, um dia meu vizinho e colega, Celso, acompanhado da Psicóloga Célia Jabur. Convidaram-me para fundar a APAE. Não sei por que o convite e justamente a mim, sem qualquer experiência no assunto. Já existia algum atendimento ao excepcional na cidade mas não específico como o da APAE. Aceitamos e passamos a tomar as iniciativas necessárias, apoiado por grandes amigos: Celso, Célia, Valdemar Torraca, Pedrinho Cristino, Edinho da “Sambra”, Professora Olga Kikuda e outras pessoas cujos nomes não recordo, mas suas fisionomias estão guardadas em meu coração. Quanta saudade.
A Entidade teve início com desenvolvimento difícil mas funcionou, creio que a maior virtude for tornar a Federação da APAE conhecida dos ituveravenses. Não nos faltou apoio da comunidade, a preocupação minha era com a possibilidade de um dia deixar a cidade em virtude da minha carreira. Foi o que aconteceu, fui transferido para Ibiuna-SP, passados algum tempo recebi telefonemas solicitando que eu passasse o saldo da conta corrente da Entidade para um grupo de pessoas. Informei-lhes não ser necessário, bastariam constituir nova diretoria que assumiriam a administração da APAE.
Lembra o Celso que os trabalhos para o sucesso da Entidade agora conquistado para Ituverava, APAE, associação de pais e amigos dos excepcionais se deu com autorização do Sr. Prefeito Municipal, Orlando Rego, com uma sala para os trabalhos na escola infantil E.M.E.I JOÃO ANTÔNIO MACEDO, onde a diretoria se reuniriam para tratar dos assuntos atnentes da Entidade
Fiquei sabendo que a APAE, novamente, está constituída em Ituverava e com funcionamento exemplar. Maravilhoso, com certeza foram novas iniciativas, dificuldades vencidas, mesma intenção, objetivos idênticos, mesma Associação mas novas histórias. Não devemos nos preocupar se houve ou não sucessão. O passado não nos pertence, demorei em compreender que, direcionado ao próximo, nosso irmão que guarda em si nosso Pai. A Colheita é Dele. Rezo/oro pela APAE, e seus Administradores e pelas maravilhosas crianças. Anjos que, espiritualmente muito me ensinaram.
Após 82 anos de vida de 61 de casados, eu e minha esposa, pela oportunidade, queremos agradecer-lhes muito, muito mesmo, e desejar-lhes que tenham um FELIZ NATAL, com muita saúde e alegria pedimos-lhe, com muito amor, que continuem a praticar o amor que é tão espontâneo em vocês, meus IRMÃOS.
RELAÇÃO DOS FUNDADORES DA APAE ITUVERAVA
NOMES: PROFISSÕES:
JOÃO MODESTO DE A. JUNIOR BANCÁRIO-BB
WALDEMIR TORRACA FUNC. PÚBLICO
VALQUIRIO URBANO CORSINO BANCÁRIO-BB
JURANDIR PEREIRA DE SOUZA CONTADOR
OLGA KIKUDA PROFESSORA
PEDRO CRISTINO BARBOSA BANCÁRIO-BB
EDSON PERARO GERENTE
CELSO BARBOSA SANDOVAL BANCÁRIO-BB
GILBERTO RODRIGUES DA SILVA CONTADOR
ALFREDO VITORINO V. ALMEIDA GERENTE
DALBERTO FERREIRA DE MENEZES COMERCIANTE
SEBASTIÃO GALINDO VENDEDOR
NEY JORGE DE OLIVEIRA BANCÁRIO
DR. EDUARDO PRADO FIGUEIREDO MÉDICO
DR. EUSWALDO ATHAYTHE DE SOUZA MÉDICO
DR. ORLEY P. ASSED MÉDICO
DR. PAULO FRANCO MARTINS MÉDICO
DR. ARCHIBALDO MOREIRA COIMBRA MÉDICO
DR. NELSON SOARES DE OLIVEIRA MÉDICO
DR. MASSAIKO AKAMINE MÉDICO
ALBERTO MORGAN A. NETO ANALISTA
ANA MARIA JUNQUEIRA DOS SANTOS PROFESSORA
GERALDA OLIVEIRA BORGES DOMÉSTICA
JOSÉ RODINI LUIZ INSPETOR
BLANCHE ELIAS R. LUIZ INSPETORA
JOÃO MIRANDA ENFERMEIRO
JOÃO HUMBERTO VANCINI ESCRITUÁRIO
FERNANDO CORDARO ADVOGADO
GILBERTO RODRIGUES DA SILVA BANCÁRIO
YOLANDA ROSA MENDONÇA PSICÓLOGA
MARIA CLEIA JABUR PROFESSORA
LUIZ FERNANDO HENRIQUE DOS SANTOS RADIALISTA
RELACÃO DA PRIMEIRA DIRETORIA DA APAE ITUVERAVA
PRESIDENTE JOÃO MODESTO DE A. JUNIOR
VICE- PRESIDENTE WALDEMIR TORRACA
SECRETÁRIO GERAL VALQUIRIO URBANO CORSINO
1º SECRETÁRIO JURANDIR PEREIRA DE SOUZA
2º SECRETÁRIO OLGA KIKUDA
1º TESOUREIRO PEDRO CRISITINO BARBOSA
2º TESOUREIRO EDSON PERARO