ETEC promove palestras sobre Empreendedorismo

   Aconteceu no dia 22 de fevereiro, palestras com assunto Empreendedorismo. O evento aconteceu a partir das 19:30 horas, na ETEC (Escola Técnica) Professor José Ignácio Azevedo Filho. Todos os participantes receberam certificados.
   O público foi estudantes da ETEC Ituverava e comunidade em geral que teve interesse em saber mais sobre a importância do empreendedorismo no dia-a-dia. Contanto com três palestrantes, o Analista de Negócios SEBRAE-SP Fabrício Gabriel Siansi, que abordou “Empreendedorismo como opção de carreira”, concedeu entrevista ao Jornal O Progresso e falou sobre o tema.
   “Empreender é muito mais do que abrir um negócio. O empreendedorismo está presente no nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Diante desse contexto, é crucial debater a importância da figura empreendedora como agente catalisadora de novas oportunidades, muito ligado ao comportamento empreendedor, independentemente de ter uma empresa ou não”, comentou o palestrante Fabrício Siansi, do SEBRAE-SP.
   De acordo com ele, foi provocado o debate para que os participantes pudessem pensar que brilhantes empreendedoras e empreendedores não são pessoas diferentes. “Na verdade, elas começam como várias pessoas poderiam começar, ou seja, sabendo quem são o que sabem e quem conhecem”, explica.
   Com essa questão em pauta, os participantes foram convidados a refletirem que toda e qualquer atividade exige habilidades e atitudes empreendedoras, desde lidar com negociações, saber engajar um público alvo e até mesmo entender de controle financeiro para seu desenvolvimento profissional, independentemente da carreira que queira seguir.
   Segundo o analista de negócios do SEBRAE-SP, a escola tem papel crucial nesse debate, pois traz aos alunos novos caminhos, provocações e o estímulo de enxergar além da importância de estarem dentro da sala de aula, com uma visão crítica e empreendedora.
   “A escola é a terra fértil para plantar sementes que deem aos alunos suporte para buscarem os seus sonhos e enfrentarem seus desafios. E empreendedorismo é exatamente essa bússola que guia as pessoas a praticarem o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, destacou.
   A Consultora de Atendimento do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) Vivien Alineri abordou “Em quem o mercado está de olho?”. O assunto foi destinado para os estudantes em busca de oportunidades de ingressar no mercado de trabalho.
   Conforme ela explicou, “para elucidar a importância da qualificação para o mercado de trabalho e mostrar que existem sim vagas, mas faltam candidatos”.
   “Falamos também das principais competências para o mundo do trabalho atualmente: Inteligência Emocional, Resiliência, Colaboração e Relacionamento Interpessoal”, lembrou Vivien.
   “A escola é um ambiente educacional e formador de opiniões, abordar temas como o mercado de trabalho atual é de suma importância para garantir o acesso à informação de qualidade e oportunidades de formação e qualificação para o mercado de trabalho”, completou a consultora. A terceira palestra foi com Márcio de Sousa Paula da empresa SolusDigital.
   “Quero destacar a importância dos cursos técnicos para atuação no mercado de trabalho e do valor dos estudos como forma de desenvolvimento pessoal e de preparação profissional para as diversas carreiras disponíveis no mercado incluindo o mundo digital, cada vez mais presente em nosso dia a dia através da internet, ampliando horizontes e criando oportunidades de trabalho, mas que sem o conhecimento, nada disto é possível”, finaliza o empresário.

Publicidade