O “Edifício Ituverava” no Rio de Janeiro

194X

   O Sr. Elias Isaac, importante industrial na Capital da República (Rio de Janeiro então Capital do Brasil), sócio gerente que é das Indústrias de Calçados “Gandhi”, acaba de prestar simpática e expressiva homenagem à nossa terra, dando o nome de “Ituverava” ao novo e majestoso edifício que construiu naquela capital, no pitoresco Bairro de Grajaú, à Rua Itabaiana N° 26, e do qual é o “clichê” que acima estampamos.
   Tendo residido por muitos anos em nossa cidade, onde, comerciou ativamente, formando vastíssimo círculo de relações, o Sr. Elias Isaac dá nesse gesto espontâneo e simpático, uma demonstração dos laços afetivos que o ligam à vossa gente e a Ituverava. Gesto como esse, sem dúvida, calará fundo no coração de todos os ituveravenses, reconhecidos como são todos eles. Cavalheiro radicalmente integrado no meio brasileiro, o Sr. Elias Isaac é desses cidadãos que, do par de demonstrações como está, a que nos referimos, sempre pôs mostra o quanto quer bem à grande nação que procurou para residir e exercer suas atividades, pois adquiriu não faz muito os direitos de cidadão brasileiro e fez-se reservista do nosso Exército.
   São atos e atitudes que, por si só, revelam um espírito perfeitamente integrado no meio brasileiro.
   O “Edifício Ituverava” foi inaugurado no dia 5 do corrente mês, com solenidade, na presença de grande número de pessoas destacadas, além de todos os operários da fábrica de calçados ‘’Gandhi”, tendo nele, nesse dia, sido hasteado o Pavilhão Nacional. A denominação do prédio, em letras metálicas, figura no grande portão de entrada. (A CIDADE DE ITUVERAVA, anos 40).

*A palavra Clichê que se refere o autor do texto, trata-se da foto, que para ser publicada era necessária a produção de um quadro em zinco sobre a madeira para que pudesse ser impressa no papel e publicada alguma imagem nas páginas de jornais produzidas em tipografia na época. Esse quadro chamava-se clichê. Com o passar dos anos, a evolução da impressão e a palavra ganhou novo significado.

Ituverava em Reminiscência

Celso Barbosa Sandoval

Este nosso trabalho testemunhado e pesquisado tem objetivo relembrar, mostrar sobre nossa história, aspectos historiográficos e demográficos, um apanhado dos panoramas culturais, sociais, políticos e administrativos, meios de transporte, vias de comunicações e outros informes importantes, elaborados e pesquisados pelo escritor Celso Barbosa Sandoval.

Publicidade