Secretaria da Saúde alerta para aumento da COVID-19

   Nos últimos dias, foi registrado um aumento no número de notificações e testagens com resultados positivos para COVID-19 em todo o Brasil. Em Ituverava, nos últimos 10 dias 648 casos positivos de COVID-19 foram confirmados.
   Segundo o Boletim Epidemiológico, ao todo, 7.260 casos de COVID-19 já foram confirmados em Ituverava. Desse número, 6.481 pacientes já se recuperaram da doença.
   Nessa quinta-feira, dia 06 de janeiro, 05 pacientes estão internados na UTI COVID SUS com suspeita da doença, sendo 03 pacientes de Ituverava e 02 de outros municípios. Já na Enfermaria COVID Particular há 01 paciente de Ituverava internando, tendo resultado positivo para a COVID-19.
   A Secretaria de Saúde, a Vigilância Epidemiológica e o Centro de Atendimento à COVID-19, alertam toda população sobre a importância de continuar mantendo as medidas de cuidado e os protocolos sanitários para evitar a propagação do vírus.
   É de extrema importância que toda população respeite e siga as principais recomendações e normas de enfrentamento, como: evitar aglomerações desnecessárias; higienizar sempre as mãos; usar álcool gel; evitar ambientes fechados; fazer o distanciamento social; manter o uso de máscaras de proteção e completar esquema de vacinação contra COVID-19, conforme divulgado pela Prefeitura semanalmente.
   Influenza
   Além do aumento do número de casos de COVID-19, nas últimas semanas foi registrado também em todo o Brasil o aumento dos casos de gripe (vírus influenza), em decorrência da introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2), linhagem “Darwin”, transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
   Os sintomas e formas de contágio são semelhantes à COVID-19 e, portanto, a influenza exige os mesmos cuidados para evitar a propagação.
   Caso apresente sintomas gripais, a orientação é para que a população procure o Centro de Atendimento à COVID-19, onde é realizada a triagem, testagem, e consulta dos pacientes.