Policial Militar é homenageado com Título de Cidadão Ituveravense

Em sessão solene realizada pela Câmara de Ituverava, na noite de terça-feira, dia 14 de dezembro, foi realizada a entrega do título de Cidadão Ituveravense ao CB PM Helder Soares Júnior.
O título é de autoria do vereador Marcelo Oliveira Cirilo “Kuru”, e havia sido aprovado por unanimidade na sessão ordinária de cinco de outubro de 2021. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo de Ituverava, vereador Marcos Advíncula Joazeiro “Markim do Sindicato”.
Prestigiaram a outorga do título além do autor Marcelo Kuru e o presidente, os vereadores: Andréa Yamada, Paula Yanosteac, Pastor Manoel, Herb Fonseca, Antônio Mandioca, Dr. Laerte Fogaça, Mané Galindo, Edemilson Vaz “Miro”, Célim de São Benedito e Nagib Miguel Neto.
Também esteve presente o chefe de gabinete da Prefeitura Rafael Fernando Mendonça de Freitas Matos “Gabiru”, representantes da imprensa e da Polícia Militar de Ituverava, além do casal que teve a filha salva por socorro prestado pelo policial homenageado.
Na justificativa ao projeto, o vereador autor Kuru destacou que o homenageado fez e faz muito pelo município, através dos relevantes serviços que presta à comunidade ituveravense, como em ocasião do que o levou a promover o título ao CM PM Helder.
O homenageado
Helder Soares Júnior nasceu a 27 de maio de 1985 em Frutal/MG. Filho de Helder Soares e Marlene Alves Martins, tem o filho Helder Soares Neto. Iniciou a carreira militar em 2014, exercendo a atividade em Ituverava, onde reside.
“O policial CM PM Soares, controlador de atendimento e despacho de ocorrências do 190, percebeu pelas câmeras a chegada de um casal em desespero, carregando um bebê no colo, na sede do Pelotão da PM”, lembrou o vereador em sua justifi cativa.
“O bebê estava engasgado e sem respirar. O PM pegou a criança no colo e a levou para a sala de recepção, percebendo o bebê desfalecido. Foi iniciada a manobra HIMLICH, e em ato contínuo foi pedido apoio e feito contato com o SAMU”, destacou.
“Após a terceira manobra, a criança apresentou movimentos, sendo retirado o excesso de secreção que havia, restabelecendo a normalidade da respiração da criança”, afirmou.
“A criança recebeu atendimento no Hospital São Jorge, levada pelos CM PM Danilo e CB PM Augusto onde recebeu atendimento e ficou em observação”, concluiu.
A família compareceu na sessão solene.