9ª Copa Garoa “Humberto Palhares” terá início na Chácara

A tradicional Copa Garoa de Ituverava está de volta, e com data marcada. Adiada no último ano devido à pandemia da COVID-19, esta será a 9ª edição do evento, que homenageará um dos atletas ituveravenses com trajetória de muito destaque no futebol de Ituverava, Humberto Alcântara Palhares. A 9ª Copa Garoa “Humberto Palhares” acontecerá aos sábados durante a tarde na chácara do Lolô/Kadão, com torneio início ocorrido no dia 20 de novembro.

O evento será aberto, e de antemão a expectativa é que o público compareça e prestigie como sempre. Haverá serviço de bar, e a organização ressalta a importância do uso de máscaras, distanciamento e demais medidas de prevenção à COVID-19. Para que seja um evento de sucesso, é preciso a contribuição e responsabilidade de todos.

A Copa “Humberto Palhares” possui cerca de 90 atletas, que serão divididos em seis times. O sorteio das equipes ocorre hoje, sábado, 13 de novembro, e o início dos jogos está marcado para o dia 27 de novembro. O organizador é Everaldo “He-man”, e a comissão organizadora foi definida com demais atletas Edinho, Wender, Leandro, Osmar do Correio e o anfitrião Lolô.

A motivação da escolha em homenagear Humberto Palhares, segundo organizadores, é a sua trajetória esportiva, mas também pela pessoa de destaque, empresário, gerador de empregos, preocupado com as questões sociais do município e colaborador incondicional de inúmeras atividades esportivas da cidade.

O homenageado

O palmeirense Humberto Palhares sempre apoiou o esporte ituveravense, foi jogador profissional da A.A.I. (Associação Atlética Ituveravense) e amador no Clube Atlético Paulistano. Além disso, Palhares jogou futsal, sendo inclusive campeão das taças de bronze, prata e ouro do Estado de São Paulo pela AAI e o lendário Grêmio Esportivo Ituveravense.

Com participação em 15 edições da Taça EPTV, ele foi também homenageado pela emissora afiliada da Rede Globo na região como atleta que mais participou das edições da referida Taça, sempre defendendo Ituverava.

Nesse sentido, esta semana Palhares concedeu entrevista ao Jornal O Progresso. Ele falou de sua expectativa, agradeceu os envolvidos e a homenagem, e relembrou um pouco de sua trajetória como atleta. “Primeiramente, quero agradecer ao Lolô, He-Man, demais organizadores e a todos os atletas envolvidos na 9ª Copa Garoa “Humberto Palhares”… É com muita honra que recebo essa homenagem que vem coroar toda a minha trajetória e dedicação no esporte da cidade, em especial ao futsal e futebol de campo”, recordou o atleta.

“Desde a minha infância pratico o futebol, e na adolescência também comecei a praticar o futsal. Tive uma rápida passagem pelo juniores do Botafogo de Ribeirão Preto-SP, e fiz uma pré-temporada no Novorizontino, que na época jogava a 2ª divisão do Estado de São Paulo”, lembrou em entrevista. “Aí voltei, a convite, para jogarmos o futebol na 3ª divisão do Estado de São Paulo, e meu amigo em particular Dr. Bassim Tannous montou aquele memorável e vitorioso time de futsal, do qual fomos campeões das taças de bronze, prata e ouro do Estado de São Paulo”, informou ao Jornal O Progresso.

Palhares frisou a saudade que sente dos tempos de bola, principalmente por já ter enfrentado grandes times principalmente no futsal. “Tenho muita saudade dessa época, quando fizemos jogos inesquecíveis diante de Palmeiras, Corinthians, Intelli, entre tantos outros times”, destacou Palhares. “Além da participação em 15 edições da Taça EPTV de Futsal, onde fomos o 1° campeão do torneio início na cidade de Barretos, e nossa melhor colocação nessas 15 edições foi o 4° lugar”, enumerou sobre suas conquistas. “Portanto, sempre que posso, apoio o esporte de nossa cidade”, ressaltou o homenageado.

Em relação à expectativa, ele afirmou estar otimista. “A minha expectativa para a 9ª Copa Garoa “Humberto Palhares” é de um evento organizado, como sempre, e com bons jogos, onde os apaixonados pelo futebol irão prestigiar nas tardes de sábado”, concluiu.

O homenageado Humberto Alcântara Palhares, empresário no segmento de revenda de combustíveis, é sócio de Lázaro de Jesus de Oliveira “Lazinho” nos postos Chão Preto e Platinum de Ituverava. Ele é filho de Alcides Palhares (saudoso Doca) e Esmeralda Alcântara Palhares (Falecidos), e tem a esposa Fernanda Florêncio Sales Alcântara Palhares.