Bruno Tolentino Foroni, estudante do 6° período do Curso de Medicina da FACISB (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata) e orientado pela professora Ludmila Pereira Barbosa, publicou artigo com o tema: Síndrome da Apneia Obstrutiva do sono e os despertares noturnos. O artigo foi veiculado no jornal Diário da cidade de Barretos-SP.
O artigo publicado aborda de forma inteligente e didática o que é a Apneia Obstrutiva do Sono, mais conhecida como SAOP. Em seu artigo, Bruno relata que é cada vez mais evidente a importância do sono na rotina, e que a hora de dormir é um dos momentos mais importantes do dia, visto que é marcado pela reposição da energias e também para regulação do corpo, buscando a renovação para o dia seguinte. No entanto, algumas doenças e condições podem atrapalhar, como é o caso da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOP). A SAOP é considerada um transtorno respiratório com capacidade de fragmentar a arquitetura do sono, devido aos recorrentes despertares noturnos e às pausas respiratórias que poderão acarretar alterações funcionais, neurocognitivas e psicossociais.
“Ela representa um problema de saúde pública, por causar aumento dos acidentes de trânsito e trabalho, bem como a morbi-mortalidade cardiovascular”, explica em seu artigo. “Esta síndrome está intimamente relacionada à meia idade, sexo masculino, hormônios, fatores genéticos, gordura corporal, postura, síndrome de Down, acromegalia e hipotireoidismo”, destaca o texto do estudante de Medicina.
São explicitados ainda os sintomas da síndrome, que podem ser diurnos e noturnos. “Durante o dia, está presente a sonolência excessiva, refluxo gastroesofágico, impotência, irritabilidade e dores de cabeça (principalmente ao acordar). Já à noite durante o sono, nota-se pausas respiratórias (sensação de sufocamento), suor excessivo, sono agitado e o ronco”, enumera.
No artigo ainda são apontadas formas de prevenção, que estão relacionadas à saúde, bem-estar e bons hábitos. Como conclusão, o estudante ressalta que os médicos devem ser sempre procurados em todos os casos de dificuldade de manter o sono para a melhor forma de tratamento, com o objetivo de promover a recuperação mais rápida e confortável do paciente.
Bruno, o ituveravense autor do artigo, é filho de Adilson Foroni dos Santos e Selma Helena P. T. Foroni e tem o irmão de Rafael T. Foroni. Leia abaixo o artigo assinado pelo ituveravense acadêmico de Medicina.
