6ª Conferência Municipal de Saúde foi realizada em Ituverava

Na quarta-feira, dia 22 de setembro, foi realizada a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Ituverava. Nesse ano, a Conferência teve como tema “As perspectivas e os desafios do SUS diante da COVID-19”. Em cumprimento das medidas de prevenção à COVID-19, o evento foi realizado presencialmente com restrição no número de convidados e transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Ituverava.

Durante a composição da Mesa, participaram do evento o prefeito Luiz Araújo; o vice-prefeito Marcos Antônio Sampaio “Grilo”; o diretor da DRS de Franca, Dr. Marcelo Mian; o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Advíncula Joazeiro “Markim do Sindicato”; a secretária da Saúde, Raquel Rezende; a primeira-dama e secretária do Bem Estar e Integração Social, Fabiana Lima Araújo; o Chefe de Instrução do TG 02-058, Sargento Avalhaes; e o membro do Conselho Municipal de Saúde, Sr. Rafael Almeida.

Além disso, também estiveram presentes os vereadores Ana Paula Yanosteac; Andréa Yamada; Manoel Gomes; e Marcelo Cirilo “Kuru”; o Chefe de Gabinete, Rafael de Mattos “Gabirú”; a secretária da Educação, Renata Sandoval; e o secretário de Esportes, Rodrigo de Ângelo Freitas.

Os objetivos das Conferências Municipais são os de avaliar a situação de Saúde do município e embasar a elaboração do Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual (2022/2025). Nesse ano, a Conferência contou com três apresentações: “Aspectos atuais da COVID-19”, com o médico infectologista e professor da UFTM, Dr. Rodrigo Molina; “Tudo por você! E por mim? Cuidados de Enfermagem em Saúde Mental na Pandemia da COVID-19”, com a enfermeira e especialista em Saúde Mental, Dra. Gabriela Moreira; e “Relato de Experiência”, com o chefe de fiscalização em Saúde, Sérgio Chicote.

Após as apresentações, os participantes foram divididos em grupos e foram abordados os seguintes eixos: O futuro da COVID-19 na visão de um especialista – Assistência na Atenção Básica; O futuro da COVID- 19 na visão de um especialista – Assistência em outros níveis; A Saúde Mental no pós-COVID; e A perspectiva da vacinação da COVID-19. Os grupos foram divididos com participantes de 03 níveis (gestores, trabalhadores da Saúde e usuários do SUS), que ao final do evento apresentaram propostas que serão encaminhadas para as Conferências Estaduais e posteriormente para a Conferência Nacional.

A secretária da Saúde, Raquel Rezende agradeceu a todos que participaram da Conferência. “A Conferência Municipal de Saúde é um momento muito importante para o futuro da Saúde Pública do nosso município, por isso quero agradecer a todos que participaram da organização do evento, aos palestrantes, as autoridades, profissionais de Saúde e autoridades presentes, e também aqueles que participaram do evento de forma online. Todos foram muito importantes para que a nossa Conferência fosse um sucesso”, ressalta Raquel.

O prefeito Luiz Araújo, em sua fala durante o evento, cumprimentou todos as pessoas que perderam familiares e amigos pela COVID-19 e destacou a importância do trabalho dos profissionais de Saúde. “Acompanho sempre o empenho, a dedicação e o amor com que os profissionais de Saúde de Ituverava e distritos trabalham diariamente. São eles que nos ajudam a levar os melhores serviços de saúde pública para toda a população ituveravense, e aqui deixo o meu reconhecido por todo o trabalho que vem sendo realizado. Agradeço também a todos que estão participando da Conferência Municipal de Saúde, e mais do que isso, estão ajudando a construir o futuro da saúde pública do nosso município. Que Deus abençoe a todos”, finaliza Luiz Araújo.